Saúde: Centro de Referência do Idoso bate a marca dos 300 mil atendimentos

Atendimentos corresponde à média de 14 mil atendimentos por mês

sex, 01/08/2003 - 19h33 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência do Idoso (CRI), projeto pioneiro da Secretaria da Saúde, chegou à marca de 300 mil atendimentos em julho. De 1º de outubro de 2001, data da abertura das portas, até ontem, dia 31, o CRI realizou 310 mil atendimentos a idosos, o que corresponde à média de 14 mil atendimentos por mês.

Exemplo de respeito e cidadania, o CRI é uma experiência bem-sucedida do governo do Estado, que reúne diversos serviços gratuitos de atendimento a idosos num mesmo ambiente. Na área médica há consultórios com 17 especialidades – salas de vacinação e inalação, locais para coleta de amostras para exames laboratoriais e laboratório de próteses, todos equipados para pequenas cirurgias.

São realizados também exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, audiometria, ultra-sonografia, raios-X, mamografia, odontologia e fisioterapia. Para lazer, o centro oferece baile da terceira idade, artesanato, oficina de tricô e aulas de violão e de canto. Os freqüentadores ainda podem caminhar e fazer alongamentos acompanhados por monitores, além de aproveitar manicure e pedicure e freqüentar aulas de alfabetização. No setor de convivência há corte de cabelo e baile.

Atendimento de qualidade

Somente neste ano, o CRI realizou 96 mil atendimentos com média de 14 mil por mês. Nesses 22 meses de existência, 9,3 mil deles foram das áreas médicas. O restante, aproximadamente 4,7 mil, foram destinados às áreas de convivência e lazer. “O centro é exemplo de atendimento de qualidade. Além da parte médica, que reúne especialidades para maiores de 60 anos, há sempre uma atividade social interessante, que faz bem ao idoso, mental e fisicamente”, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A zona leste de São Paulo foi escolhida para abrigar o CRI por concentrar boa parte dos idosos da cidade. O prédio em que funcionava o antigo Centro de Saúde de São Miguel Paulista foi totalmente reformado e adaptado para atendimento ao pessoal da terceira idade. Também foram desenvolvidas no local ações de outras secretarias: Assistência e Desenvolvimento Social, Justiça e Defesa da Cidadania, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Juventude, Esporte e Lazer.

Sexta-feira é sinônimo de festa no CRI, dia em que é realizado o tradicional baile de terceira idade, às 14 horas. Cerca de 600 pessoas com 60 anos ou mais se reúnem semanalmente no salão de baile para se divertir gratuitamente.

Serviço
O Centro de Referência do Idoso fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Da Assessoria de Imprensa da SES – L.S.