Saúde: Centro de Referência do Idoso atinge a marca de 300 mil atendimentos

Projeto integra atendimento médico, social e de lazer para idosos

qui, 31/07/2003 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência do Idoso (CRI), projeto pioneiro da Secretaria da Saúde, atingiu a marca de 300 mil atendimentos neste mês de julho. De 1º de outubro de 2001, data da inauguração, a 31 de julho deste ano o CRI realizou 310 mil atendimentos, o que corresponde a 14 mil atendimentos por mês, em média.

Exemplo de respeito e cidadania, o CRI é uma experiência bem sucedida do governo do Estado que reúne diversos serviços gratuitos de atendimento a idosos em apenas um ambiente. Na área médica há consultórios com 17 especialidades (equipados para pequenas cirurgias), salas de vacinação, salas para inalação, locais para coleta de amostras para exames laboratoriais e laboratório de próteses. São realizados exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, audiometria, ultrassonografia, Raio-X, mamografia, odontologia e fisioterapia.

Para lazer, o CRI oferece baile da 3ª idade, artesanato, oficina de tricô, aulas de violão e aula de canto. Os freqüentadores ainda podem caminhar e alongar acompanhados por monitores, além de aproveitar manicure e pedicure e freqüentar aulas de alfabetização. No setor de convivência há corte de cabelo, baile e caminhada, entre outros.

Somente neste ano o CRI já realizou 96 mil atendimentos. Da média de 14 mil por mês (nos 22 meses de existência), cerca de 9.300 são para as áreas médicas. O restante, cerca de 4.700, são destinados às áreas de convivência e lazer. ‘O CRI é um exemplo de atendimento de qualidade. Além da parte médica, que reúne especialidades para maiores de 60 anos, há sempre uma atividade social interessante, que faz bem ao idoso, mentalmente e fisicamente’, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A zona leste de São Paulo foi escolhida para abrigar o CRI por concentrar boa parte dos idosos da cidade. O prédio, onde funcionava o antigo Centro de Saúde de São Miguel Paulista, foi totalmente reformado e adaptado para atendimento ao idoso. Também foram implantadas no local ações de outras Secretarias, como Assistência e Desenvolvimento Social, Justiça e Defesa da Cidadania, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Juventude, Esporte e Lazer.

Sexta-feira é sinônimo de festa no CRI, dia em que é realizado o tradicional baile da terceira idade, às 14h. Cerca de 600 pessoas com 60 anos ou mais se reúnem semanalmente no salão de baile para se divertir gratuitamente.

O Centro de Referência do Idoso fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, nº 34, São Miguel Paulista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.