Saúde: Centro de Reabilitação na Cracolândia organiza seminário sobre tabagismo

Será lançado também o Programa de Atenção ao Dependente de Nicotina

qui, 20/05/2004 - 21h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira, dia 21, das 9h30 às 12h30, o seminário “O Papel dos Caps na Abordagem ao Tabagismo”.

Desenvolvido pelos profissionais do Cratod, o seminário abordará os temas “Tabagismo e a Mulher”, Tabagismo: Epidemia do Século 21” e “Experiência e Proposta do Cratod”. Também será lançado Programa de Atenção ao Dependente de Nicotina, método de tratamento contra o tabaco desenvolvido na instituição.

O Programa de Atenção ao Dependente de Nicotina, foi implementado no Cratod em agosto do ano passado e até o momento quatro grupos para o tratamento de dependência de nicotina já foram formados. Nos grupos, os dependentes de nicotina recebem tratamento, que incluem consultas e palestras, por seis meses. A média de abstinência dos participantes dos quatro grupos que já tiveram os trabalhos concluídos é de 43%.

Criado em junho de 2002, o Cratod foi implantado na zona central da capital, mais conhecida como Cracolância, por causa do alto índice de consumo de crack. O Cratod fica na rua Prates, 165 – Bom Retiro, região central da capital.