Saúde: Centro de Reabilitação na Cracolândia discute câncer em dependentes de drogas

Evento será nesta sexta-feira, dia 19

qui, 18/11/2004 - 14h36 | Do Portal do Governo

Melhores formas de prevenir, identificar e diagnosticar a ocorrência de câncer em dependentes de drogas. É o que será discutido no 1º Fórum Estadual de Prevenção do Câncer, nesta sexta-feira, 19 de novembro, a partir das 9 horas.

Organizado pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da Secretaria de Estado da Saúde localizado na região da Cracolândia, o evento, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), terá palestras e seminários durante todo o dia. São esperadas cerca de 150 pessoas.

‘Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, faringe e boca acontece em fumantes ou ex-fumantes. Outro exemplo é o câncer de fígado, freqüente em dependentes de bebidas alcoólicas. Por isso estas políticas de prevenção e identificação são de extrema importância’ afirma a diretora do Cratod, Luizemir Wolney Lago.

O Cratod foi a unidade de saúde que melhor combateu o tabagismo na cidade de São Paulo em 2003, de acordo com estudo do Inca divulgado no segundo semestre deste ano.

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (fica na Rua Prates, 165 – Bom Retiro.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.