Saúde: Centrinho de Bauru qualifica professores de deficientes auditivos

De 1994 até este mês, já foram habilitados 681 professores, com cursos, seminários e palestras

dom, 24/08/2003 - 15h32 | Do Portal do Governo

Professores das redes pública e particular de ensino receberam na última quinta-feira, dia 22, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (Centrinho/USP), certificados do Curso de Capacitação de Professores de Deficientes Auditivos. De 1994 até este mês, o Centrinho/USP habilitou 681 professores, com cursos, seminários e palestras. Só neste ano, 207 educadores participaram do treinamento, iniciado em abril, com carga horária total de 32 horas.

‘Depois do curso, passei a ter cuidado maior com os alunos deficientes auditivos. Tenho solicitado mais a participação de cada um deles e já não vejo este convívio como um desafio’, afirma a professora de ensino fundamental Jacqueline Jabur Lot. Ela explica que antes do curso tinha medo de errar. ‘Eu temia expor o estudante diante dos outros e, por isso, não explorava suas capacidades.’
Os professores foram divididos em dois grupos: os que lecionam no ensino regular para alunos do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau) e os que têm em suas salas de aula estudantes do Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nirh).

As duas unidades do Centrinho/USP recebem pacientes de Bauru e região. O Cedau desenvolve a oralidade com atividades pedagógicas enquanto que o Nirh ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a pacientes com perda auditiva profunda, além de ajudar a encaminhar seus alunos ao mercado de trabalho.

‘Com este curso, a equipe reabilitadora do Centrinho/USP ajuda a reduzir a exclusão social’, diz a coordenadora Maria José Buffa. ‘A escola é para todos, por isso o respeito às diferenças e a valorização do potencial das pessoas, com ou sem deficiência, devem ser sempre o eixo para nortear a sociedade enraizada em preconceitos’, completa.

Programação

O encerramento foi dia 21 nos períodos da manhã e da tarde. Às 8 horas, 141 professores avaliaram o curso e receberam os certificados. Às 11 horas, o Coral do Nirh – formado por 35 alunos surdos – se apresentaram por meio da Língua Brasileira de Sinais. À tarde, o coral do Cedau, formado por 22 crianças deficientes auditivas se apresentou para 66 professores, que receberam certificados de conclusão.

Da Assessoria de Imprensa do Centrinho/USP
Da Agência Imprensa Oficial