Saúde: Centrinho da USP de Bauru implanta ‘ouvido biônico’ pelo SUS

O implante é formado por componentes internos e externos que substituem o órgão sensorial da audição

sex, 06/02/2004 - 18h33 | Do Portal do Governo

Pessoas com deficiências auditivas graves, para quem não são suficientes os aparelhos comuns, podem passar a ouvir com o implante do ‘ouvido biônico’. O ouvido, ou implante coclear multicanal, é a técnica usada pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais (HRAC), o Centrinho, da USP de Bauru, para reabilitar tais pacientes.

O implante é formado por componentes internos e externos que substituem o órgão sensorial da audição. A operação é realizada com anestesia geral e dura de duas a três horas, mas o paciente só passa a ter a sensação auditiva depois de 45 dias. A partir daí, o paciente fica sob acompanhamento de uma equipe que o auxiliará na compreensão dos estímulos sonoros. O Centrinho tem uma rede com cerca de 60 fonoaudiólogos que fazem o acompanhamento em diversas partes do país.

O procedimento, que pode custar até R$ 80 mil na rede particular, é feito gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Centrinho é responsável por 80% dos implantes via SUS no país.

O implante coclear multicanal é feito no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA), mas o diagnóstico e o tratamento começam na Central de Agendamento. Após um processo de triagem, os pacientes são encaminhados às unidades responsáveis.

Serviço:

Para informações sobre atendimento no Centro de Pesquisas Audiológicas, ligue (14) 235-8168. O Centrinho fica na Vila Universitária, em Bauru, interior de São Paulo.

Da Agência USP de Notícias