Saúde: Central de Transplantes recebe número recorde de doações

Transplantes beneficiaram 27 pessoas da fila única neste final de semana

seg, 14/04/2003 - 16h27 | Do Portal do Governo

Da Secretaria de Estado da Saúde


A Central de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, recebeu notificações de 9 doadores de órgãos no último final de semana. Esse é o maior número de doadores registrados desde que a Central começou a funcionar, em 1997.

Um dos doadores é um menino de apenas 12 anos, morador da cidade de Sorocaba, vítima de um atropelamento.

Por conta dessas doações, 27 pessoas da fila única de receptores foram beneficiadas e agora têm uma chance a mais de recuperar a saúde.

A grande demonstração de solidariedade que ocorreu entre a noite de sexta-feira e o domingo deixou otimista os funcionários da Central, acostumados a receber em média apenas uma notificação por dia.

‘A cada quatro notificações, apenas em uma delas a família concorda em fazer a doação. Estamos trabalhando para aperfeiçoar o número das notificações. Isso irá contribuir para conseguirmos mais doações’, afirma Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes.

Se ainda existe a expectativa de aumentar notificações e doações, os dados de transplantes no Estado já estão bem melhores do que há seis anos. Os transplantes de rins, fígado, coração e pâncreas cresceram em média 50%. Os bons índices coincidem com a implantação do cadastro técnico único, mais conhecido como fila única de receptores.

‘O cadastro único democratizou o acesso aos órgãos. Agora os critérios para definir quem receberá o transplante são apenas dois: compatibilidade e tempo de inscrição no cadastro’, esclarece Pereira.