Saúde: Central de Transplantes comemora hoje sete anos de funcionamento

Entre janeiro e junho deste ano, foram doados 714 órgãos, o maior número já registrado em um semestre

qua, 07/07/2004 - 8h26 | Do Portal do Governo

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, comemora sete anos de funcionamento nesta quarta-feira, dia 7, com um recorde histórico: o maior número de doações de órgãos já registrado em um semestre, 714.

Se comparados aos seis meses iniciais de funcionamento da Central, em 1997, quando foram registradas 230 doações, o aumento deste primeiro semestre é de 310%.

O segundo melhor semestre já registrado pela Central foi de julho a dezembro de 2003, com 531 doações de órgãos.

Desde a sua inauguração, a Central de Transplantes contabilizou 6.066 doações em todo o Estado. Foram 3.543 doações de rim, 1.617 de fígado, 489 de coração, 387 de pâncreas e 30 de pulmão. A partir de 2000 a Secretaria também passou a captar córneas (consideradas tecidos), nesses quatro anos de atuação foram registradas 11.297 doações.

“As doações de órgãos no Estado estão crescendo mês a mês e isso se deve em grande parte ao trabalho sério e transparente realizado pela Central. Mas a população deve ter consciência de que é muito importante que os números cresçam ainda mais. Esse gesto pode ser o último recurso de quem luta pela vida”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Em março deste ano a Secretaria lançou um manual para os pacientes que aguardam na fila por um transplante. O material traz informações sobre como funciona o processo de transplante de órgãos no Estado, o que é a Central de Transplantes, como se inscrever e como é formada a lista de espera, além de explicações sobre a distribuição de cada órgão.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)