Saúde: Casos de meningite caem 25% no Estado e Secretaria alerta para período de frio

Pasta intensifica pedido de notificação rápida aos municípios paulistas

sex, 16/07/2004 - 12h32 | Do Portal do Governo

O número de casos de meningite no Estado de São Paulo caiu 25% comparando o primeiro semestre de 2004 com o mesmo período de 2003. É o que mostra estudo da Secretaria de Estado da Saúde. Nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 3.486 casos, contra 4.614 nos mesmos meses do ano passado. Os dados acompanham tendência de queda da doença em São Paulo.

Em todo o ano passado foram confirmados 9.206 casos de meningite no Estado; em 2002 houve 14.342 ocorrências.

Mas, como a doença aparece principalmente com a chegada do frio, a Secretaria resolveu intensificar o alerta aos municípios paulistas, para que a notificação de casos seja cada vez mais rápida.

‘O diagnóstico precoce, a rápida notificação dos casos e o tratamento adequado são fundamentais para uma boa recuperação do paciente’, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os casos de óbito por meningite também têm caído no Estado. De janeiro a junho deste ano foram contabilizadas 299 mortes pela doença. No ano passado foram 451 nos primeiros seis meses.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e que pode ser causada por microorganismos virais ou bacterianos.

Os sintomas mais freqüentes são febre alta, dor de cabeça forte e rigidez na nuca, além de náuseas e vômitos.

Desde 1999 a Secretaria disponibiliza, gratuitamente, em todos os postos de saúde, a vacina contra o hemófilo b, uma das bactérias causadoras da meningite em crianças menores de cinco anos. A vacinação contra a meningite C (meningococo) só é indicada para controle de surtos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)