Saúde: Casos de dengue registram queda de 65% na Baixada Santista

De janeiro a abril houve 1.059 casos da doença no Estado, 40% menos que os 1.758

ter, 03/05/2005 - 14h49 | Do Portal do Governo

O primeiro quadrimestre chegou ao fim e o Estado de São Paulo registrou queda de 40% de casos de Dengue. É o que demonstra balanço da Secretaria de Estado da Saúde. Nos quatro meses iniciais de 2004 foram registrados 1.059 casos da doença, contra 1.758 no mesmo período do ano passado. Na Baixada Santista houve queda ainda maior, de 65%, já que de janeiro a abril deste ano houve 203 casos, contra 587 no mesmo período de 2004.

Os primeiros meses do ano são preocupantes devido à grande concentração de chuvas_ os meses de verão são propícios para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Para evitar a proliferação a Secretaria de Estado da Saúde ofereceu treinamento, apoio técnico e pessoal qualificado para intensificar o combate à Dengue nos municípios que apresentavam chances de ter mais casos.

A queda mais expressiva na Baixada ocorreu em São Vicente, que no primeiro quadrimestre deste ano teve 16 casos, cerca de 95% menos que os 360 do mesmo período de 2004. Na cidade de Santos a queda foi de 15%_ 173 em 2005 e 203 em 2004.

‘O trabalho está no caminho certo. Para permanecer a tendência de redução dos casos a população precisa continuar atenta, ajudando a combater à doença, como já vem fazendo. A luta contra o mosquito precisa ser permanente’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O município com maior incidência de Dengue é Olímpia, no interior paulista, com 248 casos confirmados, seguido por Ribeirão Preto, com 243. Foram registrados três casos de Dengue hemorrágica em Ribeirão em 2005. Para estas cidades, a Secretaria de Estado da Saúde já enviou, como auxílio às prefeituras, inseticidas e larvicidas, além de equipes especializadas para visitas casa a casa.

Prevenção

· Mantenha as caixas d’água, vasos sanitários e piscinas fechados e limpos
· Adicione terra nos vasos de plantas e flores
· Esvazie e vire de cabeça para baixo as garrafas e recipientes para não acumular água das chuvas
· Deixe os latões de lixo sempre tampados e secos
· Mantenha as lajes limpas, com os pontos de saída de água desentupidos
· Adicione água sanitária, ou qualquer outro desinfetante, nos ralos e caneletas
· Fure os pneus e guarde em posição que não permita acúmulo da água
· Mantenha os aquários tampados ou telados
· Deixe o plástico e lona rente aos equipamentos cobertos

Da Secretaria da Saúde