Saúde: Casos de Dengue apresentam tendência de queda no Estado

Quinhentas pessoas começaram em Frentes de Trabalho na semana passada ajudando a combater a doença

seg, 17/03/2003 - 15h46 | Do Portal do Governo

O Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria estadual da Saúde, em seu último levantamento, mostra que o Estado de São Paulo está conseguindo conter o avanço da dengue.

De 1º de janeiro a 14 de março de 2003 há registro de 4705 casos confirmados da doença (1.699 nas duas primeiras semanas de março). O número é muito menor que o registrado há um ano. Nos três meses iniciais do ano passado houve 21.020 casos. Somente em março de 2002 a doença atingiu 12.631 pessoas.

‘Isso é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Mas não podemos relaxar’, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Mesmo com os números em queda, o Estado pretende manter o esforço contra o mosquito transmissor da doença. Quinhentas pessoas começaram em Frentes de Trabalho na semana passada ajudando a combater a doença em Itapevi, Jandira e Carapicuíba, juntando-se a 182 agentes de saúde espalhados pelo Estado.

Itapevi, de acordo com o último balanço, é a cidade paulista com mais casos confirmados de dengue, 1342, à frente de Jandira, que registra 800 casos. Além dos agentes de saúde e das Frentes de Trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde mantém campanhas educativas para a população, distribuição de toucas para caixas d’água e parcerias com prefeituras. ‘A guerra contra a dengue é feito por uma batalha diária. Temos de somar todos os esforços e não dar trégua para o mosquito’, afirma o secretário.

Da Secretaria da Saúde
C.A