Saúde: Casa do Adolescente completa 10 anos com 17 mil atendimentos

Jovens têm acesso a médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros serviços

ter, 06/01/2004 - 11h04 | Do Portal do Governo

Programa recebeu prêmio da OMS, em 1991, como um dos mais completos do mundo no atendimento a adolescentes

A Casa do Adolescente, um serviço pioneiro da Secretaria de Estado da Saúde, está completando 10 anos com a marca de 17 mil atendimentos. É um número expressivo, já que se trata de um atendimento especializado a meninos e meninas com idade entre 10 e 20 anos.

Quarenta profissionais de diversas áreas trabalham na Casa, entre médicos, dentistas, fonaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, oferecendo orientação sexual a qualquer jovem do Estado. O projeto faz parte do Programa Saúde do Adolescente, da Secretaria, que recebeu prêmio da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1991, como um dos mais completos do mundo no atendimento a adolescentes.

‘Na Casa não são trabalhadas apenas questões de sexualidade, gravidez precoce e anticoncepção. Toda a adolescência é englobada, com seus aspectos físicos, psicológicos e sociais’, afirma Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do programa Saúde do Adolescente.

O Estado de São Paulo reduziu os casos de gravidez na adolescência, entre 10 e 19 anos, em 21,4%, comparando dados entre 1998 e 2002, quando foram registrados 148.018 e 116.368, respectivamente. Grande ajuda para a queda desses números veio da Casa.

‘As campanhas informativas sobre a necessidade do uso de métodos anticoncepcionais são importantes, mas não garantem a proteção total do jovem. Insegurança, baixa auto-estima, medos e dúvidas são determinantes na vulnerabilidade das adolescentes’, diz Albertina.

Além dos programas destinados a redução da gravidez precoce, a Casa do Adolescente também oferece cursos de inglês e espanhol, aulas de dança, cursos de culinária, de artesanato e terapias em grupo.

Disk Adolescente

Há oito anos a Secretaria de Estado da Saúde criou, na Casa do Adolescente, o Disk-Adolescente. Pelo telefone 3819-2022 os jovens buscam ajuda de profissionais e tiram dúvidas sobre sexualidade. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, e a identidade do jovem não precisa ser revelada.

A Casa do Adolescente fica na rua Ferreira de Araújo, 789 – Pinheiros. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.