Saúde: Casa de parto estadual é a 1ª do País a receber o ‘Prêmio Nacional Amigas do Parto’

Entidade da Secretaria da Saúde é voltada para o parto normal

ter, 18/05/2004 - 8h14 | Do Portal do Governo

A Casa de Maria, órgão da Secretaria de Estado da Saúde especializado em humanização do parto, é a primeira instituição do país a receber o ‘Prêmio Nacional Amigas do Parto’. A premiação, da Associação Amigas do Parto, reforça a qualidade do atendimento às gestantes na instituição.

Totalmente voltada ao parto normal, a Casa de Maria concorreu com outras cinco entidades que se destacaram na humanização do parto e foi eleita vencedora com unanimidade, pelos sete jurados da Associação. A premiação incluiu troféu e certificado de mérito pelos serviços prestados às gestantes.

Em março deste ano a Casa de Maria já havia sido premiada com o ‘Voto de Louvor’. O prêmio é concedido pelo Senado às entidades que oferecem atendimento de excelência à população.

‘É o reconhecimento de um trabalho bem feito e comprometido com a qualidade. A Casa de Maria pode ser comparada aos melhores locais de parto do país, com a vantagem de aliar a qualidade à gratuidade’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em dois anos de funcionamento a Casa de Maria já realizou 1.940 partos sem ter registrado óbito. A instituição está equipada com infra-estrutura encontrada nos melhores hospitais do país e tem capacidade de realizar 230 partos por mês. Hoje a média de partos é de 100 mensais.

A Casa de Maria foi totalmente planejada para atender as gestantes durante a chegada do bebê. A instituição conta com quartos equipados com banheiras de hidromassagem, bolas e barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o nascimento do bebê.

A família tem total acesso à gestante durante o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o bebê no momento do nascimento.

A Casa de Maria fica rua Salvador Balbino de Matos, 400A, Itaim Paulista, Zona Leste da Capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.