Saúde: Campinas tem segundo mutirão para zerar fila dos exames de paternidade por DNA

Projeto é parceria entre as secretarias da Saúde e Justiça

sex, 29/04/2005 - 13h24 | Do Portal do Governo

As secretarias de Estado da Saúde e da Justiça realizam neste sábado, dia 30, o segundo mutirão para zerar a demanda por exames de paternidade por DNA no interior do Estado. A estimativa é realizar testes em 910 famílias, totalizando a coleta de sangue em 2.730 pessoas (três por família). Todas já foram convocadas por meio de uma intimação judicial.

Pelo grande volume de pessoas aguardadas, a coleta dos exames de sangue será realizada no Ginásio de Esportes da UNICAMP, das 8h às 17h. Cerca de cem profissionais estarão envolvidos na organização e na coleta.

Outros mutirões, programados para 7 de maio e 25 de junho, devem acabar com a espera de 2.730 famílias na região. Em cinco meses hospitais de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté também realizarão a coleta de sangue para identificação de paternidade por meio de testes de DNA.

No mutirão passado, realizado no último dia 19 de abril, 117 famílias foram atendidas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Hospital das Clínicas de Campinas. A previsão era atender a 250 famílias, mas muitas não compareceram.

‘A idéia é fazer mutirões para acabar ou diminuir bem a fila nestas regiões, para que a seguir a coleta entre em um ritmo normal, sem grande espera’, afirma Antônio Carlos Nasi, coordenador do projeto na Secretaria de Estado da Saúde. A próxima cidade a começar os exames será Sorocaba, com mutirão marcado para os dias 14 e 15 de maio para atender a demanda reprimida de 1.600 famílias. Para as outras cidades as datas ainda estão sendo definidas.

Com esta medida a expectativa é beneficiar famílias carentes que procuram pelo atendimento da Procuradoria de Assistência Judiciária e não têm recursos para custear os exames de teste de paternidade em clínicas particulares (o custo médio é de R$ 1.000). Os pedidos de exame são encaminhados ao Imesc pela Procuradoria. Antes do convênio, todos os solicitantes de exames de paternidade tinham de se deslocar até a sede do Instituto, situada na capital.

Tecnologia

O sangue será coletado com uma técnica mais prática. A amostra será colhida em um cartão, que vai guardar a gota de sangue retirada a partir de um furo no dedo do usuário. A nova tecnologia aplicada no laboratório do Imesc também permitirá o aumento da capacidade de emissão de laudos. Hoje são expedidos, em média, 1.200 laudos por mês. A meta é, até o final do ano, fornecer 6.000 laudos por mês, acabando com a demanda reprimida e reduzindo o tempo de espera para dois meses.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.