Saúde: Campinas comemora Dia Nacional do Doador de Órgãos

Evento foi aberto com culto ecumênico no pátio da Pediatria do Hospital das Clínicas

qui, 25/09/2003 - 10h14 | Do Portal do Governo

A Central de Captação de Órgãos do Hospital das Clínicas (HC), o Hospital Municipal Mário Gatti e associações de pacientes transplantados e em lista de espera estão realizando em Campinas, desde quarta-feira, atividades de sensibilização da população quanto à doação de órgãos e tecidos para transplante. O evento, aberto com culto ecumênico no pátio da Pediatria do HC, marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado todo dia 27 de setembro.

As festividades visam ao incentivo da doação. Incluem distribuição de material informativo e instalação de postos de informações para esclarecimento de dúvidas no Largo do Rosário, em Campinas, com o apoio dos grupos Hospitalhaços e Xôdodói, além da Renovias, que fará a distribuição de material no pedágio da rodovia Campinas-Mogi-Mirim.

“Esse gesto vai contribuir para a qualidade de vida a muitas pessoas”, diz o médico Adriano Fregonesi, coordenador da Organização de Procura de Órgãos da Unicamp. “De milhares de pacientes que estão na fila de espera, algumas podem ser salvas da morte”.

A programação termina sábado, com a apresentação da ‘Banda Dona Zefa’ e atividades de recreação dos Hospitalhaços e Xododói, das 9 às 12 horas, no Largo do Rosário, e celebração de missa em ação de graças na Catedral de Campinas, às 12h15.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)