Saúde: Campanha de Vacinação do Idoso vai até o próximo dia 10 de maio

Vacinas estão disponíveis nos postos de saúde

ter, 30/04/2002 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio. A iniciativa tem coordenação do Centro de Vigilância Epidemiológica e Diretorias Regionais de Saúde e execução das atividades pelas Secretaria Municipais de Saúde.

Iniciada em 13 de abril de 2002 e prevista para terminar no último dia 26 de abril, a campanha foi estendida para atingir pelo menos 70% dos idosos no Estado de São Paulo. A meta é reduzir a ocorrência de complicações e mortes ocasionadas pela infecção com o vírus influenza na população idosa.

Até o dia 26 de abril, um total de 2.045.000 doses foram aplicadas atingindo 60% da população de pessoas com 60 anos e mais de idade. O percentual de idosos vacinados (cobertura vacinal – CV) é maior na faixa de maiores de 65 anos (64%) e a faixa de 60 a 64 anos é aquela com a menor adesão à campanha (51%).

Este perfil é observado em todas as regiões do estado, exceto nas regiões de Santo André e Barretos (51% e 62% respectivamente nas regiões) onde as coberturas vacinais são iguais nas duas faixas etárias e, na região de Franca com maior cobertura na faixa etária de 60 a 64 anos (78% e 71% respectivamente).

As regiões que já atingiram 70% de cobertura vacinal são: Franco da Rocha (92%), Franca (73%) e Araçatuba (70%).
Destaque para a região de Campinas que apresentava índices baixos em relação às demais regionais e atingiu 61% nesta última semana.Índices menores do que 50% são encontrados nas regiões de Bauru e Piracicaba. A Região Metropolitana apresenta em média 62% de CV, incluindo a Capital. O pior desempenho está na região de Santo André com 51% de CV.

É importante que os municípios e regiões revejam os dados cuidadosamente para confirmar estas informações considerando que as estratégias adotadas embasam-se nos dados enviados à coordenação da Campanha.

Para o alcance da meta proposta pelo Ministério da Saúde, atingir 70% da população com 60 anos e mais, é necessária a vacinação de cerca de 400.000 pessoas até o dia 10 de maio. Desta forma os municípios que não atingiram a meta de 70% receberam a orientação de implementar estratégias mais focalizadas no sentido de atingir e vacinar os idosos que ainda não aderiram à vacinação contra a influenza.
Inúmeros municípios já atingiram a meta recomendada e as vacinas serão mantidas nas unidades até o final dos estoques.

A gripe pode se tornar doença grave no adulto acima de 60 anos pois é passível de complicações como a pneumonia e esta é a época do ano mais propícia para se vacinar – o outono. Com este procedimento, durante o inverno, quando o vírus influenza tem maior circulação, os vacinados já apresentam proteção induzida pela vacina.