Saúde: Campanha de Vacinação contra paralisia infantil continua até sexta-feira, dia 20

Objetivo é atender cidades que imunizaram menos de 95% das crianças menores de cinco anos

qua, 18/06/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra poliomielite foi prorrogada até sexta-feira em todas as cidades do Estado que não atingiram a meta de 95% de imunização. São 230 municípios que ficaram abaixo do índice.

A vacinação no Estado, realizada em 14 de junho, atingiu 92,09% das crianças até 5 anos. Na capital, 91,19% do público-alvo foi imunizado. Os números da Grande São Paulo (incluindo a capital) mostram que a vacinação atingiu 90,1% das crianças. Já no interior e litoral o índice chegou a 94,5%.

Três regiões do Estado chegaram a 100% de vacinação: Barretos, Franca e Santos. A pior do Estado foi Osasco, com 79,30% de vacinação, que ainda não passou todos seus dados à central (o que deve indicar melhora dos dados). Regiões que não atingiram a meta tiveram problema com o mau tempo no dia da Campanha.

A campanha terá mais uma fase, em 23 de agosto. Todas as crianças que tomaram a vacina nesta fase precisam voltar aos postos de saúde para a segunda dose.

Erradicada do Brasil desde 1989, a poliomielite teve seus últimos casos confirmados nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Apesar da erradicação, os países livres da poliomielite precisam altas coberturas vacinais e rigorosa vigilância para que a doença não volte.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde

C.C.