Saúde: Campanha de vacinação contra a rubéola é prorrogada

Campanha será mantida apenas nos municípios que não atingiram a meta de imunização

sex, 30/11/2001 - 12h02 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a rubéola no Estado de São Paulo, que seria encerrada nesta sexta-feira, dia 30, foi novamente prorrogada. A medida vale para os municípios que não atingiram a meta de 90% de vacinação, incluindo a Capital. A determinação é da Divisão de Imunização da Secretaria da Saúde, responsável pela coordenação da campanha.

As mulheres com idade entre 15 e 29 anos que ainda não foram imunizadas devem procurar os postos de saúde para tomar a dose da vacina, que será mantida como rotina nas Unidades de Saúde.

A rubéola é uma doença grave quando atinge a mulher durante a gravidez. A infecção provoca a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) em bebês, podendo causar cegueira, surdez e outras deficiências na criança. No ano passado, foram confirmados 135 casos de síndrome em São Paulo.

Pelo Disque-Saúde (telefone 1520) é possível saber o endereço do posto de saúde mais próximo, na Capital. O atendimento telefônico está disponível ao público das 7 às 19 horas.

A vacina também pode ser tomada nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda (ambulatório dos viajantes). Nos demais municípios, as informações sobre postos de saúde podem ser obtidas diretamente nas Secretarias Municipais de Saúde.

Os resultados desta semana estarão disponíveis na coordenação central da Campanha (Centro de Vigilância Epidemiológica) na próxima terça-feira, dia 4, quando as regionais disponibilizarão os dados consolidados no dia anterior.