Saúde: Campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo sábado, dia 12

É destinada as pessoas com 60 anos ou mais e estará disponível nos Postos de Saúde do Estado

qua, 09/04/2003 - 14h33 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Saúde


A Secretaria Estadual da Saúde realiza a partir do próximo sábado, dia 12, a Campanha de Vacinação do Idoso, que se estenderá até o dia 30. É destinada as pessoas com 60 anos ou mais e estará disponível nos Postos de Saúde do Estado de São Paulo. Também serão oferecidas vacinas contra difteria e tétano para todos os idosos ainda não vacinados.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde Oswaldo Yoshimi Tanaka, o percentual de idosos vacinados está caindo. ‘Precisamos reverter esse quadro. No ano passado, fizemos muita coisa, mas precisamos fazer ainda mais. A união de esforços é a melhor saída’, declarou.

A Gripe

A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus Influenza e transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias. A ocorrência de complicações, como a pneumonia, é mais freqüente nos idosos, o que ocasiona maiores taxa de hospitalização e mortalidade.

A vacina diminui o risco de gripe em 90% dos casos e não faz mal. Algumas pessoas podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local da aplicação. Em raras ocasiões pode ocorrer febre baixa, mal estar e dor no corpo, mas esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.

‘A vacina é bastante segura. Ela diminui as complicações causadas pela gripe, as internações e também as mortes, além de promover o envelhecimento saudável’, afirmou a médica e diretora da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Sanitária, Clélia Maria Aranda.

(AM)