Saúde: Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele será realizada no Hospital das Clínicas

nd

qui, 22/11/2001 - 10h37 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 24, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Portadores de qualquer tipo de lesão na pele podem ir ao HC para submeter-se a uma triagem. Quem necessitar de tratamento será orientado para receber atendimento gratuito nos dias seguintes.

A incidência de câncer de pele aumenta nesta época do ano, quando as pessoas ficam mais expostas aos sol. A radiação ultravioleta, que se concentra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial, é a principal responsável pelo desenvolvimento da doença, curável quando detectada no estágio inicial. Para reconhecer uma anomalia basta observar um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; uma ‘pinta’ preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho: uma ‘mancha’ ou ferida que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou
sangramento.

Qualquer indivíduo pode desenvolver a doença, especialmente quem tiver pele clara, ruivos que têm ‘sardas’ e pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado. O efeito acumulado do sol durante toda a vida favorece a presença do câncer do idoso. Para prevenir a doença é necessário examinar a pele regularmente, reconhecendo os sinais precoces de um tumor e protegendo-os dos raios solares com roupas e usando regularmente filtros solares adequados. é bom lembrar que a radiação solar é mais intensa entre 10 e 16 horas.

O HC é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.

Data: Sábado, dia 24 de novembro de 2001
Horário: Das 8 às 16 horas
Local: Prédio dos Ambulatórios – Bloco 2B – Ambulatório deDermatologia – Hospital das Clínicas – Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, Cerqueira César – São Paulo.