Saúde: Campanha de Prevenção à Cegueira detectou doenças silenciosas na população

Evento foi realizado pelo Servidor Público na cidade de Araçatuba

qua, 26/05/2004 - 13h40 | Do Portal do Governo

A I Campanha de Prevenção à Cegueira para os usuários do Institudo de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe) realizada, no mês de abril, pelo Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial (Ceama) de Araçatuba, em parceria com o Instituto de Olhos de Buritama foi um sucesso: várias doenças que são consideradas silenciosas e podem levar à perda da visão foram detectadas durante a Campanha, além do exame de refração (receita de óculos).

Ao todo, 362 pacientes foram atendidos, dos quais 27 apresentaram ter pterígio, 54 catarata, 12 glaucoma, 84 retinopatia diabética e 151 refração. De acordo com eles, os 34 restantes não apresentaram nenhuma patologia. As pessoas que demonstraram alterações ocular foram encaminhadas ao Hospital do Olho de Buritama.

Atualmente, os pacientes portadores de retinopatia diabética e glaucoma estão sendo atendidos na entidade através da Campanha do Ministério da Saúde pelo SUS. Os portadores de glaucoma além do atendimento médico receberão gratuitamente os medicamentos necessários para o tratamento e também terão um acompanhamento trimestral, onde farão as retiradas dos mesmos para o período. As pessoas que têm catarata e pterígio serão atendidas dentro do teto financeiro hoje estipulado pelo Iamspe, assim como os casos de refração.

“No segundo semestre, o Ceama pretende dar continuidade a essa iniciativa com a II Campanha de Prevenção à Cegueira”, informou o Dr. Antônio Carlos Pacheco, diretor do Ceama da cidade. “Pretendemos repetir o sucesso da primeira”, acrescentou.

Desta forma, os usuários do Instituto dos municípios pertencentes ao Ceama de Araçatuba, como Andradina, Auriflama, Buritama, Birigüi, Penápolis, Bilac, Guararapes, Ilha Solteira, Valparaíso, Guaraçaí, Muritinga do Sul, Mirandópolis, Castilho e da própria Araçatuba saem ganhando, pois, embora o índice de casos de cegueira no Brasil seja grande, poucas são as campanhas de prevenção.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.