Saúde: Campanha contra a poliomielite deve vacinar 3,3 milhões de crianças em São Paulo

Vacinação de crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil será neste sábado, dia 14 de junho

qua, 11/06/2003 - 13h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo sábado, dia14 de junho, em todo o Estado de São Paulo, a primeira fase da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil. Todas crianças até 5 anos devem ser imunizadas. A meta da Secretaria é imunizar cerca de 3,3 milhões de crianças, o correspondente a 95% dos 3,5 milhões em idade de vacinação.

A segunda dose da vacina será aplicada em 23 de agosto. Serão distribuídos, nesta primeira fase, 5,5 milhões de doses. São cerca de 14 mil postos disponíveis à vacinação. Além dos postos fixos, as crianças terão vacinas à disposição em postos volantes_ escolas, lanchonetes, supermercados e shoppings. Postos fixos também disponibilizarão doses de outras vacinas para atualização do calendário infantil. Em 2002 chegou-se a 94,67% de vacinação na primeira fase.

‘A campanha de vacinação é extremamente importante para mantermos São Paulo livre da poliomielite. Os pais precisam perder poucos minutos do sábado para manter em dia a saúde dos filhos’, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A poliomielite está erradicada do Brasil desde 1989, quando foram registrados os últimos casos confirmados da doença nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Apesar da erradicação, os países livres da poliomielite precisam altas coberturas vacinais e rigorosa vigilância para que a doença não volte.

Da Assessoria de Imprensa Secretaria Estadual de Saúde

C.C.