Saúde: Campanha contra a paralisia infantil atingiu 95% das crianças menores de cinco anos

Segunda fase da vacinação será realizada no dia 23 de agosto

qua, 25/06/2003 - 10h43 | Do Portal do Governo

A 1ª fase da campanha de vacinação contra paralisia infantil no Estado de São Paulo foi um sucesso. É o que mostram os números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira, 24 de junho. Foram imunizadas contra poliomielite 95% das crianças menores de 5 anos no Estado, a porcentagem proposta no início da campanha.

A vacinação contra poliomielite ocorreu em 14 de junho e foi prorrogada até o 20 nas cidades que não haviam atingido a meta de 95%. Em 23 de agosto será realizada a 2ª fase da campanha, quando todas as crianças precisam voltar aos postos de saúde.

‘É muito importante que os pais levem seus filhos para a próxima fase de vacinação contra paralisia infantil’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Crianças que não foram vacinadas na 1ª fase também devem ir aos postos em 23 de agosto. Erradicada do Brasil desde 1989, a poliomielite teve seus últimos casos confirmados nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No Estado de São Paulo, o último caso foi em 1988, no município de Teodoro Sampaio. Apesar da erradicação, os países livres da poliomielite precisam manter altas coberturas vacinais e rigorosa vigilância para que a doença não volte.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.