Saúde: Caminhoneiro aprende a evitar parasitoses e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Biomedicina da Uniara é parceira da concessionária Triângulo do Sol na 10ª edição do 'Saúde na Área'

sáb, 24/05/2003 - 17h25 | Do Portal do Governo

A próxima edição do “Saúde na Área”, evento voltado para os caminhoneiros na região de Araraquara vai abordar as formas de prevenção contra doenças causadas por parasitas e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). As orientações serão oferecidas por alunos e professores do 4º ano do curso de biomedicina do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). O “Saúde na Área” será realizado na próxima semana (27, 28 e 29) na área de descanso da concessionária e Sest/Senat – Pate12/Matão. O endereço é rodovia Washington Luiz, km 291, ao lado do Posto Kambuí.

Segundo o coordenador do curso de biomedicina da Uniara, Orivaldo Pereira Ramos, o caminhoneiro viaja por vários estados e fica exposto a diversos tipos de parasitoses, como a lombriga (ascaridíase), o amarelão (ancilostomose) e a solitária (teníase).

Ele explica que para evitar essas doenças é preciso adotar hábitos simples, como manter mãos e unhas sempre limpas, lavar os alimentos antes de comer, estar sempre calçado e não comer carnes mal-passadas. “Durante a campanha, os alunos vão conversar com os caminhoneiros, entregar panfletos e exibir fotos das conseqüências dessas doenças”, comenta o coordenador.

Os estudantes também vão passar orientações sobre como prevenir as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e verificar o tipo sangüíneo dos motoristas. Esse dado será colocado em uma carteirinha e entregue ao caminhoneiro.

Como nas outras edições da campanha, a concessionária Triângulo do Sol também vai oferecer vacinas contra tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e hepatite B, além de consultas médicas e odontológicas e exames de pressão arterial.

O principal objetivo da campanha é alertar e conscientizar o caminhoneiro sobre a importância dos cuidados com a saúde, diminuindo assim os riscos de acidentes nas estradas. Até o momento, a campanha já atendeu quase quatro mil caminhoneiros.

As próximas edições do evento serão realizadas nos meses de setembro (9,10 e 11) e dezembro (9,10 e 11). Para realizar as campanhas, a Triângulo do Sol conta com o apoio permanente do Sest/Senat – Pate 12/Matão, Posto de Saúde de Matão, Escola de Enfermagem Dr. Adail Nunes da Silva e da São Francisco Resgate.

Serviço

Data: 27 a 29 de maio
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Área de descanso da concessionária e SEST/SENAT – PATE 12 Matão, no km 291 da rodovia Washington Luiz, próximo a Matão

(AM)