Saúde: Câmara Municipal homenageia hoje Maternidade Leonor Mendes de Barros

Hospital dirigido por Corintio Mariani Neto é considerado exemplo no atendimento às mulheres da Capital

ter, 09/03/2004 - 7h19 | Do Portal do Governo

O diretor do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, Corintio Mariani Neto, será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira, dia 9 de março, às 19 horas. Ele receberá, em Sessão Solene, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pelos 16 anos de trabalho à frente do hospital.

Mestre em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Corintio assumiu a direção do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros em 1988. Foi o responsável pela implantação de diversos projetos bem sucedidos, como o Banco de Leite, referência para a região metropolitana, e a humanização do atendimento, que rendeu-lhe o título de ‘Hospital Amigo da Criança’ em 2000.

‘Sinto-me honrado em receber essa homenagem, mas o bom trabalho realizado no Leonor só é possível devido ao empenho de toda a equipe. Estamos trabalhando para tornar o hospital melhor a cada dia’, comenta o diretor.

O reconhecimento do trabalho competente realizado pela direção do hospital nos últimos 16 anos foi confirmado, ainda, com outras premiações importantes. Em 1994 recebeu o Selo de Qualidade Hospitalar da Associação Paulista de Medicina (APM) e do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). Em 2001 foi premiado com o certificado ‘Maternidade Segura’, da Organização Pan-Americana de Saúde.

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros foi inaugurado em 1944 pelo Governo do Estado para prestar atendimento às mulheres, filhas e mães dos pracinhas brasileiros que estavam na guerra.

Desde então, há 60 anos, atende mulheres carentes das regiões Leste e Sudeste de São Paulo, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com 143 leitos, o hospital realiza 5.500 partos e 2.500 cirurgias ginecológicas por ano. Possui uma UTI neonatal de última geração e atende partos de alto risco.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)