Saúde: Butantan lança primeiro soro em pó do Brasil

Produto não precisa de refrigeração e dura 2 anos a mais que soro convencional

sáb, 24/07/2004 - 20h32 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, apresenta nesta segunda-feira, dia 26, uma novidade que facilitará a armazenagem e distribuição de soro em todo o país. Pela primeira vez foi produzido no Brasil um soro liofilisado, ou seja, em pó, que dispensa refrigeração e tem uma vida mínima de cinco anos, dois anos a mais que o soro líquido convencional.

A apresentação será na cidade de Santarém, no Pará, durante a 6ª Jornada de Doenças Tropicais do Baixo Amazonas. O Instituto Butantan conseguiu transformar em pó soros contra serpentes dos gêneros Bothrops (jararaca e jararacuçu), Crotálus (cascavel), Lachesis (surucucu) e Micrurus (coral). Para ser utilizado, basta diluí-lo a água esterilizada, do tipo WFI.

Disponibilizado para as Forças Armadas desde 2001, para a realização de testes de estabilidade em campo, o novo soro será encaminhado, depois de testes finais, para registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O soro em pó será uma alternativa para pessoas que vivem em regiões longínquas e com menos estrutura. Com o soro líquido é preciso energia elétrica para manter e refrigeração, o que não é necessário com o novo produto”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Otávio Azevedo Mercadante.