Saúde: Butantan é opção de diversão educativa para as férias escolares de julho

Instituto tem quatro museus para visitação, além de serpentário e macacário

sáb, 02/07/2005 - 18h10 | Do Portal do Governo

Com quatro museus totalmente estruturados, alguns dos animais mais exóticos do mundo, serpentário e 720 mil m² de área verde, o Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, é uma ótima opção de passeio para as férias escolares deste mês.

Recentemente entregue à população totalmente reformado, o Museu Biológico (ainda há o Histórico, o Microbiológico e o de Rua) é a principal atração voltada à criançada. Lá aprende-se brincando, sempre com orientação de monitores. Recebe cerca de 200 mil visitas por ano. Tem 100 animais, a maior parte serpentes. Há surucucus, jibóias, cascavéis e uma píton indiana, sem mencionar outras mais exóticas, como a naja egípcia. O museu expõe também três iguanas gigantes, lagartos, aranhas escorpiões e sapos.

‘Na reforma foram trocadas as estruturas de madeira do forro e as calhas, que estavam danificadas e provocavam infiltração de água. O prédio, construído em 1920, é tombado e considerado um dos principais pontos de atração turística da capital’, afirma Otávio Mercadante, diretor do Instituto.

O sistema de bilheteria única é outra inovação. Com apenas um bilhete agora é possível entrar nos museus Histórico, Biológico e de Microbiologia (o de Rua tem acesso gratuito). O objetivo da iniciativa é integrar os diferentes espaços culturais e aumentar a percepção dos visitantes sobre a amplitude dos trabalhos desenvolvidos no instituto e suas aplicações no cotidiano. Além disso, o custo do ingresso baixou (era R$ 2 por museu) e a facilidade evita filas na entrada das atrações. Como se não bastasse, a criançada ainda pode colecionar os ingressos que a cada mês trazem um animal diferente estampado.

Serviço – O Instituto Butantan está localizado na Avenida Vital Brasil, 1.500. Abre para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. Agendamento e informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3726-7222 (ramal 2206)

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)