Saúde: Butantan é opção de diversão educativa nestas férias de julho

Instituto tem quatro museus para visitação, além de serpentário e macacário

seg, 04/07/2005 - 11h06 | Do Portal do Governo

Quatro museus totalmente estruturados, alguns dos animais mais exóticos do mundo, serpentário e 720 mil m² de área verde. Atrativos do Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde, uma opção de férias educativas em julho.

Recentemente entregue à população totalmente reformado, o Museu Biológico (ainda há o Histórico, o Microbiológico e o de Rua) é a principal atração voltada à criançada. Lá aprende-se brincando, sempre com orientação de monitores. Recebe cerca de 200 mil visitas por ano. Tem 100 animais, a maior parte serpentes. Há surucucus, jibóias, cascavéis e uma píton indiana, sem mencionar outras mais exóticas, como a naja egípcia. O museu expõe também três iguanas gigantes, lagartos, aranhas escorpiões e sapos.

‘Na reforma foram trocadas as estruturas de madeira do forro e as calhas, que estavam danificadas e provocavam infiltração de água. O prédio, construído em 1920, é tombado e considerado um dos principais pontos de atração turística da capital’, afirma Otávio Mercadante, diretor do Instituto.

O sistema de bilheteria única é outra inovação. Com apenas um bilhete agora é possível entrar nos museus Histórico, Biológico e de Microbiologia (o de Rua tem acesso gratuito). O objetivo da iniciativa é integrar os diferentes espaços culturais e aumentar a percepção dos visitantes sobre a amplitude dos trabalhos desenvolvidos no instituto e suas aplicações no cotidiano. Além disso, o custo do ingresso baixou (era R$ 2 por museu) e a facilidade evita filas na entrada das atrações. Como se não bastasse, a criançada ainda pode colecionar os ingressos que a cada mês trazem um animal diferente estampado.

Serviço

Instituto Butantan
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9 às 16h30
Agendamento e informações: (11) 3726-7222 ramal 2206

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.