Saúde: Brinquedos reduzem estresse de crianças internadas em hospitais

Pela primeira vez pesquisa demonstra o que a prática nas unidades estaduais indicava

seg, 05/09/2005 - 10h49 | Do Portal do Governo

A presença de brinquedotecas nos hospitais diminui o estresse de crianças e o medo do tratamento ambulatorial, com remédios, seringas e exames. É o que indica pesquisa do Hospital Infantil Cândido Fontoura, da Secretaria de Estado da Saúde.

Realizado no primeiro semestre deste ano, o estudo já tem resultados preliminares. Com amostra de 58 crianças entre 4 e 14 anos de idade que faziam tratamento na unidade (contra doenças como diabetes, colesterol alto e disfunções hormonais), a pesquisa aconteceu no momento da coleta de sangue, pois o procedimento invasivo com agulha normalmente é considerado fator de tensão.

Do total de crianças avaliadas, 34 tiveram acesso à brinquedoteca do hospital. As demais 24 não foram expostas aos brinquedos, para efeito da pesquisa.

O estresse foi avaliado segundo os níveis de cortisol sérico, substância do sangue que indica o nervosismo. Os resultados mostraram que o nível médio de cortisol no grupo de crianças que teve acesso à brinquedoteca foi de 11,20 ug/dl (microgramas por decilitro de sangue), enquanto a média do grupo que não brincou foi de 13,72 ug/dl.

A pesquisa também demonstrou que os brinquedos podem reduzir o estresse infantil causado por doenças respiratórias do sono. De um grupo de 142 crianças entre 4 e 14 anos, 79 tiveram acesso à brinquedoteca. Dessas, 35% tinham algum distúrbio respiratório do sono, como apnéia. O grupo com distúrbios respiratórios que brincou teve nível médio de cortisol sérico de 9,81 ug/dl, enquanto a média do grupo que não brincou foi de xx ug/dl.

‘Os resultados da pesquisa mostram, com números, o que a prática diária indicava: as brinquedotecas em hospitais são uma boa estratégia de enfrentamento do estresse agudo em crianças’, afirma a terapeuta ocupacional Clarisse Potasz, coordenadora da pesquisa.

Todos os hospitais estaduais que tratam com saúde infantil têm brinquedotecas instaladas. A iniciativa faz parte do projeto de humanização da Secretaria.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde