Saúde: Bebês têm programa de atendimento na Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Bebê Clínica oferece serviço gratuito

qua, 08/10/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

Três vezes por semana, as instalações da Faculdade de Odontologia (FO), do campus de Araçatuba da Unesp, recebem a visita de uma turma alegre e agitada. São dezenas de crianças, quase todas com menos de três anos de idade, que participam do programa de educação e prevenção para a saúde bucal oferecido pela Bebê Clínica. O serviço é gratuito.

A professora responsável pela clínica, Rosângela Santos Nery, do Departamento de Odontologia Infantil e Social da FO, enfatiza que a preocupação básica da equipe é realizar um trabalho educativo e evitar o surgimento de problemas odontológicos. “Nossa prioridade é a prevenção.”

Com atividades ligadas à disciplina de Odontopediatria, a Bebê Clínica funciona às terças e quartas-feiras durante a tarde e às quintas-feiras, no período da manhã, somando 600 atendimentos por mês. “Temos 4,5 mil bebês cadastrados desde que iniciamos nossos trabalhos, há oito anos”, informa Róbson Frederico Cunha, chefe do Departamento de Odontologia Infantil e Social.

Cunha é o responsável pela palestra inicial do programa, que fornece noções básicas sobre higiene bucal e hábitos saudáveis. Após esse primeiro contato, as crianças passam por quatro consultas – uma por semana –, nas quais são examinadas, e seus responsáveis preenchem dados sobre as condições bucais dos bebês.

Realidade agradável

O atendimento é feito com o auxílio de 15 estagiários. As vagas são oferecidas, por um período de seis meses, a dentistas formados pela Unesp e outras universidades. “Essa experiência tem sido valiosa porque, além de orientar as mães, adquiro formação no tratamento odontológico de crianças, que exige conhecimento específico dentro da nossa área”, diz a estagiária Adriana de Sales Correia, formada pela USP de São Paulo.

A equipe tem, ainda, o trabalho voluntário da fonoaudióloga Beatriz Luíza Oliveira. Ela orienta as crianças e seus parentes para que sejam evitados hábitos nocivos, como chupar o dedo.

Após a fase inicial de consultas, os responsáveis pelos bebês devem voltar a cada dois meses, para que os especialistas verifiquem se suas recomendações estão sendo seguidas. “Aproximadamente 90% dos bebês que participam do programa não apresentam problemas dentários”, estima Rosângela. Cunha ressalta que a finalidade dessas consultas é acostumar a garotada a ter sua boca examinada pelo dentista. “Queremos que a criança veja a odontologia como uma realidade agradável”, explica.

Referência nacional

No fim do período na Clínica do Bebê – que dura entre três anos e três anos e meio –, a criança recebe diploma que destaca a sua “participação brilhante” durante o tratamento. Em seguida, é encaminhada à Clínica de Prevenção, que funciona no Departamento de Odontologia Infantil e Social da FO e atende a crianças entre quatro e dez anos.

O trabalho desenvolvido pela Bebê Clínica também garante as condições para a realização de várias pesquisas de graduação e pós-graduação. As atividades da equipe deram origem a duas dissertações de mestrado e outras duas estão em andamento. “Temos trabalhos publicados em periódicos do Exterior”, afirma Rosângela.

Cunha assinala que tem ministrado palestras em várias cidades do Estado, para pais e profissionais interessados em montar clínicas com as características da que funciona na FO. “Nosso campus é, hoje, uma referência nacional em odontopediatria”, garante.

André Louzas – Da Assessoria de Imprensa da Unesp e
Agência Imprensa Oficial

(AM)