Saúde: Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público precisa de doadores

As doações caíram e estoque é insuficiente para atender os pacientes

seg, 06/12/2004 - 12h01 | Do Portal do Governo

O Serviço de Hemoterapia ou Banco de Sangue – denominação mais popular – do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está com o seu estoque de sangue e hemoderivados baixo. Rotineiramente, o Banco de Sangue recebe cerca de 1.100 bolsas de sangue por mês por meio de doações de familiares e amigos de pacientes internados no hospital. O sangue é usado em grandes cirurgias ou em pacientes que necessitam de transfusão.

O sangue não é produzido em laboratório e a única maneira de obtê-lo é através de doação, ato que depende da boa vontade de cada pessoa. Embora haja um tabu sobre o procedimento, ele é muito simples, completamente seguro e sem qualquer contra-indicação para quem doa.

Todo material utilizado é individual e descartável. Quem doa sangue uma vez não precisa doar sempre. Se quiser continuar a fazer a doação, deve respeitar o intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 para mulheres.

Doar sangue não causa qualquer mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece. O volume doado é reposto imediatamente pelo organismo e cada doação pode atender até quatro pessoas diferentes. O sangue passará por testes para detecção de várias doenças transmissíveis e também será processado e separado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crio precipitado.

O doador só precisa ser saudável, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido bem durante a noite, estar bem alimentado nas últimas 24 horas, e levar documento de identidade ou carteira profissional.

Só não será possível fazer a doação, caso a pessoa esteja com gripe, febre ou outro tipo de infecção, estiver tomando algum medicamento ou em tratamento médico, ter tido hepatite após os 10 anos de idade, ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses, estiver alcoolizado ou ser usuário de drogas.

O Banco de Sangue do HSPE fica na Rua Pedro de Toledo, 1800 – em frente à lanchonete – e funciona das 7h30 às 18 horas de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h30 às 17h30 e domingos e feriados das 7h30 às 17 horas. Telefone para informações (11) 5088-8166 e (11) 5088-8249.

Da Assessoria de Imprensa do HSPE

C.C.