Saúde: Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público precisa de doadores

Estoque é insuficiente para atender os pacientes

ter, 06/07/2004 - 13h34 | Do Portal do Governo

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está com o seu estoque de sangue e hemoderivados baixo. O sangue é usado em grandes cirurgias ou em pacientes que necessitam de transfusão. Como não é produzido em laboratório, a única maneira de obtê-lo é através de doação, que é um ato que depende da boa vontade de cada pessoa.

Embora haja um tabu sobre o procedimento, ele é muito simples, completamente seguro e sem qualquer contra-indicação para quem doa. Todo material utilizado é individual e descartável. Quem doa sangue uma vez não precisa doar sempre. Se quiser continuar a fazer a doação, deve respeitar o intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 para mulheres.

Doar sangue não causa qualquer mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece. O volume doado é reposto imediatamente pelo organismo e cada doação pode atender até quatro pessoas diferentes. O sangue passará por testes para detecção de várias doenças transmissíveis e também será processado e separado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crio precipitado.

O doador só precisa ser saudável, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido bem durante a noite, não estar em jejum e trazer documento de identidade ou carteira profissional. Só não será possível fazer a doação, caso a pessoa esteja com gripe, febre ou outro tipo de infecção, estiver tomando algum medicamento ou em tratamento médico, estiver alcoolizado ou ser usuário de drogas.

O Banco de Sangue do HSPE fica na rua Pedro de Toledo, 1800 – em frente à lanchonete – e funciona das 7h30 às 18 horas de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h30 às 17h30 horas e domingos e feriados das 7h30 às 17 horas. Telefone para informações (11) 5088-8166 e (11) 5088-8249.

A qualidade do Serviço

Com a chegada de 38 novos equipamentos, o processo de informatização e as reformas executadas na área física transformaram o Serviço de Hemoterapia do HSPE em um dos mais bem aparelhados do Brasil. “Essa modernização significa ainda mais segurança e qualidade do sangue oferecido aos pacientes do Iamspe” assegura o Diretor da Hemoterapia, Dr. José AugustoBarreto.

O próximo objetivo do Diretor é viabilizar uma consultoria para que o Serviço institua as normas necessárias para a obtenção do certificado de qualidade – ISO 9000. Para se ter um exemplo dessa modernização, o Diretor conta que o Serviço é um dos poucos no Brasil que possui um irradiador de sangue, usado em pacientes que podem desenvolver uma doença grave e na maioria das vezes fatal, chamada doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional (GVHD-TA). O equipamento irradia: concentrado de plaquetas e de hemácias, com a finalidade de destruir os linfócitos existentes nas bolsas doadas e que podem ocasionar GVHD-TA em pacientes, por exemplo, com leucemia.

O Serviço de Hemoterapia tem em funcionamento um ambulatório transfusional, o que evita que o paciente seja internado para receber transfusão. Além do irradiador, a Hemoterapia ainda dispõe, entre outros, de equipamento de aférese que realiza a coleta de células tronco (Stem-Cell) em pacientes indicados para fazer transplante autólogo de medula, bem como coleta de plaquetas e plasmaferese terapêutica. Também conta com um equipamento para recuperação do sangue durante grandes cirurgias (Cell Save), a fim de coletar e tratar este sangue para ser devolvido ao paciente, evitando-se as transfusões.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.