Saúde: Banco de Sangue do Hospital do Servidor Estadual necessita de doadores

Doação é um procedimento simples e completamente seguro

ter, 26/10/2004 - 12h14 | Do Portal do Governo

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está necessitando de doadores, pois está com o seu estoque de sangue e hemoderivados baixo. Rotineiramente, ele recebe cerca de 1.100 bolsas de sangue por mês por meio de doações de familiares e amigos de pacientes internados no hospital. Ele é usado em grandes cirurgias ou em pacientes que necessitam de transfusão por motivo de doenças ou outra razão.

O sangue não é produzido em laboratório e a única maneira de obtê-lo é por meio da doação – um ato que depende da boa vontade de cada pessoa. A doação é um procedimento simples, completamente seguro e sem contra-indicação. O volume doado é reposto imediatamente pelo organismo e cada doação pode atender até quatro pessoas.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado, apresentar documento de identidade com foto e não ingerir bebida alcoólica no dia da doação. O doador não pode ter tido hepatite, malária, doença de Chagas, sífilis nem ter comportamento de risco para Aids. São coletados no máximo 450 ml e o doador pode doar até quatro vezes ao ano. Todo o material é de uso único, descartável e, portanto, a doação de sangue é totalmente segura.

SERVIÇO
O Banco de Sangue do HSPE fica na rua Pedro de Toledo, 1800 – em frente à lanchonete – e funciona das 7h30 às 18h de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h30 às 17h30 e domingos e feriados das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5088-8166 e 5088-8249.