Saúde: Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas necessita de doadoras

Objetivo é suprir demanda durante o Carnaval

ter, 01/02/2005 - 14h29 | Do Portal do Governo

O Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), de Santo André, está trabalhando com menos de dez litros de leite no estoque, quando o ideal seria 140. Nesta época do ano, o contingente de doadoras cai drasticamente devido ao período de férias.

De acordo com a nutricionista e responsável pelo setor, Shirlei Tessarini, com os feriados de Carnaval a tendência é que o estoque diminua ainda mais. “O Hospital necessita urgentemente de novas doadoras que complementem o estoque. Atualmente trabalhamos com o necessário para suprir a demanda dos bebês. Tudo que coletamos é utilizado de imediato”, comentou a nutricionista.

As mães interessadas em doar devem estar amamentando crianças de até seis meses e ainda ter leite em excesso. Para contribuir com o banco de leite basta se dirigir ao local ou ligar para o Hospital e solicitar a visita da equipe.

Duas vezes por semana, bombeiros e uma técnica em nutrição do HEMC visitam as mães para verificar se estão aptas a doar leite (verificação de exames de pré-natal e sorológicos, como de sífilis e HIV). As mães que estiverem aptas já recebem o kit de coleta (composto por frascos esterilizados, máscara e touca), passam por uma orientação sobre técnica de ordenha manual e modo de armazenamento (congelamento) e agendam um dia para que os bombeiros passem para a retirada do leite.

O Banco de Leite do Hospital Estadual Mário Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, em Santo André, região do Grande ABC. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas e, aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas. O telefone para mais informações e solicitação de visita é o (11) 6829-5021.

C.C.