Saúde: Banco de Leite da Maternidade Leonor Mendes de Barros procura novas doadoras

A quantidade arrecadada é insuficiente para os bebês internados na unidade neonatal

qua, 11/12/2002 - 10h20 | Do Portal do Governo

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, no bairro do Belém, Zona Leste da Capital, precisa de novas doadoras para manter o estoque. Com a proximidade do fim de ano, a quantidade de leite arrecadado diminuiu e a tendência é reduzir ainda mais durante o período de férias escolares.

Atualmente, o banco de leito do hospital conta com 22 doadoras cadastradas, que oferecem, em média, 14 litros de leite humano por mês. A quantidade já não é suficiente para atender a demanda de bebês prematuros e de alto risco internados na unidade neonatal.

Para ser doadora, a mãe deve ser saudável e estar amamentando exclusivamente o filho. A coleta é feita diariamente por uma equipe do hospital, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Após treinamento, os bombeiros vão às casas das doadoras para oferecer orientações sobre higiene, ordenha e armazenamento, além de serem os responsáveis pelo recolhimento do leite doado.

Assim que chega ao hospital, o leite é esterilizado e examinado antes de ser fornecido aos bebês. A pasteurização é necessária para evitar risco de transmissão de doenças às crianças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação pode salvar um milhão de crianças a cada ano. O hábito de amamentar, porém, vem sofrendo declínio no mundo todo desde os anos 70.

Os bebês, de acordo com orientação da OMS, devem ter o leite materno como única fonte de alimentação durante os seis primeiros meses de vida. Com isso, as crianças adquirem mais proteção contra doenças respiratórias e gastrintestinais, como a diarréia. São Paulo é o Estado brasileiro que possui o maior número de bancos de leite, com 46 unidades.

Quem quiser doar leite humano ao Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, deve entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (11) 6693-4736.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde

C.C.