Saúde: Baixada Santista entra em mutirão estadual para reduzir fila de cirurgias em crianças

Hospital do Mandaqui, na capital, também realizará mutirão, de consultas pré-operatórias de varizes

qua, 30/11/2005 - 12h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado, 3 de dezembro, um mutirão para reduzir pela metade o tempo de espera por cirurgias urológicas pediátricas em todo o Estado. Ao todo serão realizadas 329 cirurgias em 24 hospitais estaduais. Na Baixada Santista o Hospital Guilherme Álvaro, da Secretaria, participará do evento. A Secretaria planeja novo mutirão para o início de 2006, para encerrar esta demanda. Todos os procedimentos são eletivos, ou seja, não-urgentes. A fila varia de acordo com a região, de um a quatro meses.

Os pacientes que passarão pelas cirurgias são jovens de até 18 anos com malformações urológicas, como fimose, criptorquidia e hipospadia. Todos já realizaram exames pré-operatórios e foram contatados pelos hospitais para serem operados neste sábado.
‘A correção de problemas urológicos ainda na infância é fundamental para que não haja complicações durante a fase adulta. Este é o objetivo da Secretaria para acelerar as cirurgias em todo o Estado’, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Além desta mega-operação, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, da Secretaria, realiza também neste sábado, 3 de dezembro, um mutirão de consultas para pacientes com varizes na zona norte da capital. A partir das 8h, cerca de 300 pessoas, que já possuem encaminhamento de Unidades Básicas da Saúde (UBS), irão receber atendimento no ambulatório da unidade.

Todos os pacientes passarão pela avaliação da equipe de médicos vasculares do hospital. Quem tiver detectada necessidade de cirurgia sairá com o procedimento agendado. As cirurgias começam a ser realizadas em até 15 dias. Toda semana dez procedimentos cirúrgicos serão feitos.

O mutirão de urologia infantil, que contará com a adesão voluntária de 70 médicos, será realizado em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), com a Sociedade Paulista de Cirurgia Pediátrica e com a Secretaria Municipal de Saúde, que terá a iniciativa em três de seus hospitais.

‘Além de evitar futuros problemas para a vida adulta, como esterilidade, o mutirão trará agilidade para a redução da fila de espera.’, diz a secretária municipal de Saúde de São Paulo, Maria Cristina Faria da Silva Cury.

Lista de unidades

HOSPITAL INFANTIL CÂNDIDO FONTOURA
10
HOSPITAL REGIONAL SUL
30
HOSPITAL INFANTIL DARCY VARGAS
32
CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI
8
CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA
15
HOSPITAL ESTADUAL DR.ODILON ANTUNES DE SIQUEIRA – PRESIDENTE PRUDENTE
6
HOSPITAL GERAL DE PROMISSÃO
6
HOSPITAL GUILHERME ÁLVARO
15
HOSPITAL REGIONAL DE ASSIS
6
HOSPITAL GERAL DE CARAPICUÍBA
15
HOSPITAL GERAL DE DIADEMA
8
HOSPITAL GERAL DE FRANCISCO MORATO
5
HOSPITAL GERAL DO GRAJAÚ
12
HOSPITAL GERAL DE GUARULHOS
20
HOSPITAL GERAL SANTA MARCELINA – ITAIM PAULISTA
25
HOSPITAL GERAL DE ITAPECERICA DA SERRA
10
HOSPITAL GERAL DE ITAQUAQUECETUBA
10
HOSPITAL GERAL DE PEDREIRA
10
HOSPITAL GERAL DE PIRAJUSSARA
2
HOSPITAL ESTADUAL MÁRIO COVAS – SANTO ANDRÉ
16
HOSPITAL ESTADUAL DE SAPOPEMBA
6
HOSPITAL ESTADUAL DE SUMARÉ
12
HOSPITAL ESTADUAL DE VILA ALPINA
30
HOSPITAL DE CLÍNICAS LUZIA DE PINHO MELO – MOGI DAS CRUZES
20

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.