Saúde: Aulas auxiliam recuperação de crianças com paralisia cerebral em Lins

Programa atende 30 pacientes no hospital Clemente Ferreira

sex, 29/10/2004 - 10h24 | Do Portal do Governo

Trinta crianças com paralisia cerebral internadas no Centro de Atenção Integral à Saúde Clemente Ferreira, em Lins – interior do Etsado, estão tendo melhora sensível com um projeto lançado pela Secretaria de Estado da Saúde há sete meses. Em duas classes de 15 alunos cada, as crianças, de 6 a 16 anos, estão recebendo aulas de alfabetização, atividades recreativas e programas de reabilitação.

O objetivo do projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, é garantir o ensino aos doentes neurológicos e facilitar a recuperação, ajudando na comunicação e locomoção. As crianças precisam de atendimento escolar diferenciado. Apesar do curso acontecer em grupo, a equipe médica define a metodologia a ser aplicada para cada paciente.

Os resultados já podem ser vistos. As crianças estão se comunicando melhor e interagindo com outras pessoas. Também apresentam melhora de locomoção e mais disposição para se alimentar.

‘É um trabalho que reconhece e respeita as dificuldades dos doentes de paralisia cerebral. A educação acontece por intermédio de gestos e a criança aprende a se comunicar com o mundo. Humanizando a saúde, o período de internação é reduzido’ afirma a diretora do Cais, Deiserê Lacerda Cerqueira.

A estrutura física do hospital conta com banheiras especializadas, parque infantil, brinquedoteca e ambientes terapêuticos, além de 378 leitos de psiquiatria e neurologia. A equipe do programa de educação é formada por dois professores da rede estadual, pediatras, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

De segunda a sexta-feira, as aulas acontecem em dois turnos, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. O Centro de Atenção Integrada à Saúde Clemente Ferraira fica na estrada Lins/Guaiçara, km 4, em Lins.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
V.C.