Saúde: Atuação do voluntariado do Hospital Leonor Mendes de Barros comemora dois anos

Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participa do evento nesta sexta-feira

qui, 31/07/2003 - 18h06 | Do Portal do Governo

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, comemora nesta sexta-feira, dia 1º, às 9h, dois anos de parceria com 52 voluntárias. São mulheres que dispensam parte de seu dia acolhendo os pacientes, assistindo os familiares e angariando fundos para ajudar as famílias mais carentes. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participa do evento.

As voluntárias trabalham com pacientes mulheres (a maioria gestantes) desde a primeira consulta, passando pelo parto, até a alta médica. Entre suas funções estão acolher e esclarecer dúvidas sobre parto, primeiros cuidados com o bebê e a importância do aleitamento.

O Leonor Mendes atende também gestantes de alto risco, muitas permanecem internadas até que seus bebês adquiram peso adequado. As voluntárias aproveitam esse tempo e ensinam às mães trabalhos manuais como tricô e bordados, habilidade que poderá ajudar no enxoval e até para futuros trabalhos. Outros hospitais estaduais contam com grupos de voluntários.

‘O trabalho de voluntários é um belo exemplo de humanização do atendimento. São pessoas abnegadas, que dedicam um pedaço do tempo para ajudar no atendimento à população’, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2.477 – Belenzinho.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
C.A