Saúde: Ator Stenio Garcia faz campanha no Metrô contra hepatite B

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 23, na Estação Tatuapé

qui, 23/06/2005 - 9h32 | Do Portal do Governo

Stenio Garcia, renomado ator brasileiro e muito conhecido pelo personagem Bino que interpreta na série televisiva ‘Carga Pesada’, estará nesta quinta-feira, dia 23, na estação Tatuapé do Metrô, entre 9 e 11 horas, para alertar a população sobre a gravidade da hepatite tipo B, a importância de sua prevenção e do teste para detectá-la. A ação faz parte do programa nacional de conscientização promovido pela Sociedade Brasileira de Hepatologia.

O ator e sua esposa, Marilene Saade, que já teve a moléstia, formam o casal que lidera o programa ‘Hepa! Hepatite B: Preste Atenção’. No Metrô, eles distribuirão folders explicativos e falarão sobre a doença.

Hepatite B

Doença silenciosa e potencialmente fatal, a hepatite tipo B já atinge dois milhões de brasileiros, com o agravante de somente 9 mil estarem sendo tratados com efetividade.

A transmissão da hepatite B ocorre em transfusões de sangue, uso compartilhado de seringas e agulhas, relações sexuais ou contato acidental, da mucosa ou de pele lesionada, com sangue ou secreções corporais contaminadas.

O diagnóstico preciso da doença é fundamental para se dar início, o mais breve possível, a seu tratamento contínuo – capaz de reduzir em 50% as chances da hepatite B progredir para uma cirrose ou mesmo um câncer de fígado.

A campanha de prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite B constitui mais uma ação de caráter social do Metrô de São Paulo, que sistematicamente cede espaços a ações de utilidade pública para apoiar iniciativas dirigidas ao bem-estar dos usuários e da população.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

M.J.