Saúde: Atividade física em ambiente quente e úmido pode causar enfermidade de verão

Foliões devem ingerir muito líquido e procurar locais ventilados

dom, 02/03/2003 - 12h11 | Do Portal do Governo

O feriado de carnaval promete dias muito quentes. Para evitar que problemas de saúde atrapalhem os dias de folga ou folia, as pessoas devem tomar alguns cuidados. O alerta é do diretor do Serviço de Clínica Médica do Hospital do Servidor Público Estadual, Francisco Mendes. “A prática de atividades físicas em ambientes quentes e úmidos pode causar algumas enfermidades ligadas ao calor. Os sintomas podem variar de muito leves até quase fatais”, explica.

O organismo possui uma série de mecanismos para eliminar o calor do corpo, o principal deles é o suor. A prática de exercícios físicos produz calor no organismo que, quando o meio ambiente e a pele estão quentes, não consegue evaporar o suor, provocando as típicas enfermidades de verão.

Entre os sintomas mais leves estão as cãibras, taquicardia (aumento dos batimentos do coração), vertigens, aumento da pressão arterial, excitação, irritabilidade e leve alteração mental (confusão mental). “Nessa fase, não há elevação da temperatura do organismo”, afirma o médico.

Na fase mais intensa, os sintomas são exaustão do calor, náusea, vômito, irritabilidade mais intensa, dor de cabeça, diminuição da pressão arterial principalmente quando a pessoa fica em pé, desmaio, falta de ar, calafrios (pêlos dos braços em pé – pilorecção), muito suor e as funções mentais ficam um pouco mais prejudicadas.

De acordo com Mendes, o melhor remédio é o repouso e muita ingestão de líquidos. Tomar um banho frio para promover o esfriamento do corpo também ajuda. Outra receita do médico é ingerir uma solução caseira composta por uma porção (uma colher de café cheia) de sal, duas de açúcar e um litro de água.

Já nos casos mais graves, quando existe uma falha da regulação da temperatura do organismo, conhecida como insolação, é necessário procurar um médico imediatamente. Os sintomas são aumento da temperatura corporal, queda da pressão arterial, vômito, diarréia, convulsão e coma.

“Para evitar esses problemas no carnaval, o ideal é beber muito líquido (água, sucos ou água de coco), usar roupas leves, evitar a prática de exercícios em ambientes quentes e úmidos e procurar sempre locais ventilados, que facilitam a evaporação do suor”, orienta o doutor Francisco Mendes.

Cíntia Cury