Saúde: Associação de Apoio a Pacientes Carentes do Incor comemora dois anos

nd

qua, 26/09/2001 - 10h12 | Do Portal do Governo

A Associação Amigos do Coração, entidade sem fins lucrativos de apoio a pacientes carentes do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP), comemora nesta quarta-feira seu segundo aniversário com o desafio de expandir seus projetos sociais e implementar iniciativas de resgate do prazer lúdico no ambiente hospitalar.

Em 2000, a associação conseguiu atender 2,5 mil pessoas em campanhas educativas e de prevenção de doenças cardiovasculares, quase 5 mil solicitações de auxílio hospedagem, alimentação e transporte e 12 pacientes e familiares em cursos de habilitação e reabilitação profissional. A expansão desses projetos, além da implementação de outros, aguarda apoio da iniciativa privada.

‘A demanda é grande e não pára de crescer’, afirma José Antônio Paroli, diretor-presidente da Associação e paciente do Incor. A cada ano, perto de 21 mil pacientes recorrem ao apoio do Serviço Social do Incor. Eles representam 10% do atendimento global do Instituto e apresentam carências que vão desde um passe de ônibus até estada, roupas e medicamentos complementares ao tratamento – muitos são de outros Estados e países.

Na área social, Amigos do Coração atua como o propósito de ultrapassar o assistencialismo, importante num primeiro momento, mas insuficiente para reinserir o doente na sociedade e no mercado de trabalho. ‘Queremos auxiliar o cardiopata carente em seu processo de apropriação da cidadania e de inserção na sociedade e na economia’, diz Paroli. ‘Não podemos esquecer que as cardiopatias são doenças crônicas que muitas vezes restringem, sob vários aspectos, a vida das pessoas, o que não deve significar exclusão e sim aproveitamento de novas oportunidades de trabalho, lazer e convívio social’.

Entre os projetos da Amigos do Coração que estão em compasso de espera está o de Ambientação da Unidade Clínica Infantil, cujo objetivo é oferecer à criança e ao adolescente internados no Incor um espaço lúdico – com motivos e bonecos da Turma da Mônica – capaz de atenuar o trauma decorrente da internação e dos procedimentos médico-hospitalares necessários ao tratamento. O projeto ‘Alegro’ deverá espalhar pelo hospital carrinhos móveis equipados com aparelhos eletroeletrônicos – televisão, vídeo cassete e vídeo game – à disposição dos pacientes. A Fundação Maurício de Souza será uma das parceiras nesses projetos, que
contam com a participação direta de Maurício de Souza, padrinho da Associação.

Data: 26 de setembro de 2001, às 11h
Local: Anfiteatro do Incor-HC/FMUSP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – 2o andar, Bloco I