Saúde: Artesanato faz sucesso no tratamento de pacientes de reabilitação do HC

Todos os doentes, desde aqueles com hemiplegia ou lesão medular até os da terceira idade, podem participar

seg, 05/01/2004 - 11h00 | Do Portal do Governo

Há dois anos, a equipe de psicologia e terapia ocupacional da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas oferece aos seus pacientes oficinas de artesanato que funcionam como terapia no processo de tratamento.

Todos os doentes, desde aqueles com hemiplegia ou lesão medular até os da terceira idade, podem participar. O objetivo é ampliar a possibilidade de inclusão social por meio da atividade produtiva.

‘Além de minimiza as dificuldades, proporciona criatividade ao portador de necessidades especiais para que ele faça frente à situação que tem de enfrentar. As oficinas possibilitam a essas pessoas uma nova visão de mundo ‘, diz a coordenadora das aulas, Haromi Memoto Kaittami.

A teoria fica clara com as palavras de um dos alunos. Ele confessa que achava esse negócio de ‘dobrar papeizinhos’ inútil. Quando começou a participar das aulas descobriu que tem dotes artísticos. ‘Sempre o convidávamos a fazer parte, mas ele se negava, até que conseguimos. Hoje, feliz, diz que deu um novo rumo a sua vida. O trabalho que fazia antes da lesão não pode mais desenvolver. Agora, tem com o que se ocupar, e o mais importante é que gosta do que faz.’

Compartilhando experiências

A oficina é gratuita e os professores são os próprios profissionais da divisão que participaram de cursos para aprender a técnica. Aproximadamente 180 produtos por mês são feitos com papéis reciclados (e uma pequena parte do material é comprada), desde blocos de anotações e agendas até potes de alimentos.

A receita obtida com a venda dos produtos a visitantes e pacientes, na própria unidade e nos balcões de cidadania dos shoppings, é revertida para a Associação Esportiva da Divisão de Reabilitação do HC, que mantém o time de basquete de cadeiras de rodas. O restante é destinado a compras de material para as próximas oficinas.

Os pacientes podem participar das aulas, uma ou duas vezes por semana, durante o tempo de tratamento. Alguns continuam no período pós-tratamento como parte do processo de reabilitação.

‘Desde que começamos, as oficinas de cartonagem têm sido um sucesso no tratamento de nossos pacientes. Muitos nem percebem o progresso que fazem. Além de aprenderem a técnica por meio da oficina terapêutica, fazem muita amizade e compartilham as experiências.’

SERVIÇO
Endereço: Rua Diderot, 43 (altura do nº 3.833 da Rua Vergueiro) – V. Mariana – São Paulo
Telefone: (011) 5549-0111
E-mail: dmr@hcnet.usp.br

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)