Saúde: Arte de Fernando Pessoa ilustra Espaço Cultural do Hospital do Servidor Público

Espaço vem proporcionando momentos de cultura e lazer a pacientes e funcionários

sex, 23/04/2004 - 13h36 | Do Portal do Governo

Mudou a exposição que toma conta do Espaço Cultural do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe), conhecido como ‘Corredor de Vidro’. Antes ocupado com frases de amor, agora o destaque é a vida e obra do poeta português Fernando Pessoa.

Ela faz parte da série de mostras de painéis da Secretaria de Estado da Cultura, realizadas pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, que vem proporcionando aos pacientes, visitantes e funcionários do Iamspe momentos de cultura e lazer. O roteiro da exposição é de Maria Helena Nery Garcez e a autoria do projeto gráfico é de Tânia Marcondes.

Em cada dos 20 painéis expostos é retratado um pouco da poesia e da vida do poeta Fernando Antônio Nogueira Pessoa, que nasceu em Lisboa, em 13 de junho de 1888. Seu talento foi revelado já aos sete anos de idade quando sua mãe estava de partida para a África do Sul, deixando-o com a tia em Portugal, mas uma pequena poesia a fez mudar de idéia. Ela dizia: “A minha mãe querida, eis-me aqui em Portugal, nas terras onde nasci, por muito que goste delas, ainda gosto mais de ti”.

Quando adulto passou a criar personagens (heterônimos) a quem ele atribuiu poemas de seus próprios sentimentos e idéias. São eles: Alberto Caieiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Em 1915, publicou a Revista Orpheu, onde são editados poemas dos heterônimos e, em 1934 lançou o livro Mensagem, única publicação de poemas em português.

A cada painel o visitante descobre um pouco da história de Fernando Pessoa, ao conhecer a única namorada de que se teve notícia na vida do poeta, Ofélia Queiróz, ou sentir toda a complexidade de seus personagens. A exposição ficará em cartaz durante um mês e faz parte do Programa de Humanização do Iamspe/Projeto Convalescença pela Arte, implantado no HSPE desde março de 2003, que busca tornar o ambiente hospitalar um local menos frio e mais interativo.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.