Saúde: Arroz enriquecido reduz anemia em pré-escolares

Alimento se soma a outras ações já em vigor, como o enriquecimento das farinhas e o projeto Vivaleite

ter, 22/04/2003 - 20h42 | Do Portal do Governo

Nutricionista afirma que o arroz suplementado se soma a outras ações já em vigor, como o enriquecimento das farinhas e o projeto Vivaleite

O arroz suplementado com ferro contribui no controle da anemia entre crianças de seis meses a três anos, diminuindo a incidência da doença em cerca de 16%. ‘É uma excelente alternativa de intervenção, porque o arroz é um alimento básico, amplamente consumido e presente regularmente nas refeições da população brasileira’, diz a nutricionista Raquel Parra Marchi.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 1999, a anemia atinge metade das crianças brasileiras em idade pré-escolar. A doença é caracterizada pela diminuição da concentração de hemoglobina, ocorrendo principalmente em países em desenvolvimento. ‘As conseqüências são o comprometimento da capacidade cognitiva e motora em crianças, grupo biológico de maior vulnerabilidade’, explica a pesquisadora.

Raquel mostra as vantagens da utilização do arroz suplementado na dissertação Consumo de arroz fortificado com ferro, no controle da anemia. Estudo entre pré-escolares, apresentada no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut) da USP em abril desse ano. A pesquisa foi realizada entre março e junho de 2002 em duas creches assistencias, dos municípios de Mogi das Cruzes e Poá, na Grande São Paulo.

No início do estudo, 41% das 64 crianças tinham anemia, com taxas entre 9,5 e 11 gramas (g) de hemoglobina por decilitro (dL) de sangue. O estado de normalidade é definido por uma concentração 11g por dL ou mais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após três meses de intervenção, foi realizado um novo exame de sangue com o grupo. Detectou-se um declínio para 25% de proporção da deficiência. Da amostra inicial, 24 crianças foram excluídas da pesquisa por apresentarem anemia grave – índices de hemoglobina abaixo de 9,5 g por dL.

Elemento essencial
A suplementação do arroz foi feita com o ferro bisglicina quelato, um composto do elemento que, segundo a nutricionista, apresenta uma absorção pelo organismo quatro vezes superior a outros compostos e não altera as características do alimento. ‘A quantidade per capita de arroz foi de 60g, que veiculou 1,3 miligramas (mg) de ferro quelato’, conta. A concentração representa 19% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para crianças de 1 a 3 anos, e 12% para os lactentes.

De acordo com Raquel, 13% do ferro ingerido é retido pelo organismo. Assim, foram assimilados cerca de 0,17 mg do nutriente por dia. ‘Esse valor corresponde a 22% da necessidade de ferro do pré-escolar’, salienta. O nutriente é essencial em processos vitais como transporte de oxigênio e síntese de proteínas. Não traz problemas de intoxicação, por ser absorvido conforme sua necessidade.

A nutricionista acredita que as perspectivas para o consumo generalizado do arroz com ferro – quer domesticamente quer por instituições ou programas – são extremamente animadoras. ‘Dessa forma, todas as ações direcionadas à minimização da incidência de anemia, como o projeto nacional Vivaleite e a fortificação compulsória de farinhas, devem ser aplaudidas e disponibilizadas à população.’

Beatriz Camargo – Agência USP

Mais informações: (11) 3129-4631 ou pelo e-mail