Saúde: Apartamentos não estão livres do mosquito da dengue

Boxes e banheiras devem estar sempre secos

sáb, 23/11/2002 - 11h27 | Do Portal do Governo

As pessoas que moram em apartamento imaginam que, por não terem área externa, ou por essa ser muito pequena, não oferecem condições para o desenvolvimento de focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Isso não é verdade.

O mosquito consegue colocar seus ovos em espaços muito pequenos ou até mesmo dentro de casa. Veja algumas dicas de como proteger sua família dessa doença que mata cerca de 20 mil pessoas no mundo anualmente.

A atenção com as plantas é muito importante. O prato que recolhe a água deve ser eliminado, estar muito justo ao vaso ou ter areia grossa até a borda. Nenhuma planta deve ficar na água, a menos que se tenha tempo para lavar a parede interna do recipiente e as raízes da planta com água corrente e escova duas vezes por semana. Quem tem bromélias em casa deve redobrar a atenção. O ideal é a substituição por outro tipo de planta que não acumule tanta água.

O bebedouro dos animais domésticos deve ser escovado pelo menos uma vez por semana. Assim como as bandejas de geladeiras e ar condicionado, que devem ser lavadas com escova e uma colher de sopa de detergente.

Os ralos deixam de ser atraentes aos mosquitos se colocarmos meio copo de água sanitária semanalmente. Manter os aquários tampados ou com tela também ajuda a evitar o Aedes aegypti.

Muito cuidado com banheiros que não são muito utilizados. O boxe e a banheira devem estar sempre secos e o vaso sanitário com a tampa abaixada e se não for usado, coberto com plástico fixado com fita adesiva.

O lixo precisa ficar em embalagens descartáveis ou sacos plásticos e na lixeira. Os baldes, bacias e garrafas devem ser mantidos secos e com a boca virada para baixo.

A piscina deve ser tratada com cloro e limpa uma vez por semana. Se ninguém for usá-la por longo período, o ideal é mantê-la bem coberta e quando estiver vazia, deve receber um quilo de sal no ponto mais raso.

Cínta Cury