Saúde: Antiga escola estadual vai virar Centro de Atendimento Médico Ambulatorial no ABC

Unidade funciona atualmente na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

qui, 22/04/2004 - 8h43 | Do Portal do Governo

Com um decreto publicado pelo Governo estadual no Diário Oficial do Estado, dia 7 de abril, o Governador Geraldo Alckmin transferiu a administração do prédio da antiga Escola Estadual Professor José Prado da Silveira, no bairro Sacadura Cabral, em Santo André, para a Secretaria de Estado da Saúde, que o repassou para uso do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Isso permitirá ao Decam instalar no local o Centro de Atendimento Médico Ambulatorial (Ceama), que atualmente funciona na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Uma comissão do Decam esteve esta semana no local para conhecer o prédio e saber o que precisa ser feito antes de iniciar o atendimento. “A publicação do decreto era aguardada para a proposta original de ampliar o Ceama do Grande ABC ter prosseguimento, atendendo pelos menos 100 mil servidores públicos. Vamos preservar as áreas externas da escola, como a quadra esportiva, que poderá ser aberta à população nos fins de semana”, afirmou o Superintendente do Iamspe, Milton Flávio Marques Lautenschlager.

No dia 19 de abril, os assistentes do Decam foram avaliar as condições técnicas para a implantação do Ceama – que tem nada menos que 12 mil metros de área livre e 2 mil de área construída.

Os doutores Nizard Ferraz Negreiros e Sandra Andreoni, do Departamento de Convênios, ficaram impressionados com o tamanho do local, que conta ainda com duas quadras poliesportivas e uma horta no fundo do terreno. “Vamos estudar, entre outros pontos, uma melhor utilização de todo este espaço. Há doze salas onde poderemos fazer os atendimentos. Então, ainda sobrará muito espaço para usufruirmos”, afirmou o Dr. Nizard.

Até setembro de 2003 o Iamspe não oferecia nenhuma entidade médica que atendesse o usuário Iamspe na região. Neste mesmo ano, foi inaugurado um Escritório Administrativo em Santo André. Para provar sua importância e boa aceitação por parte dos servidores públicos que o freqüentam, basta sabermos que, por dia, são atendidas cerca de 400 a 500 pessoas no local.

Estudos preliminares mostram que passaram pelo Escritório Administrativo usuários dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – reunindo cerca de 67 mil pessoas entre funcionários públicos estaduais, seus dependentes e agregados. Só no município de Santo André existem 5.977 contribuintes.

Instalações internas da escola

Conforme os representantes do Decam, no local, inicialmente, serão oferecidas as mesmas 17 especialidades médicas: angiologia e cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia plástica, clínica geral, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, hematologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, pediatria e herbiatria, pneumologia e urologia. Alguns exames de diagnóstico também podem ser feitos, tais como: sangue, urina, raios x, tomografia, mamografia, radiografia, teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma – os mais complexos são feitos em São Paulo.

O Ceama será instalado na antiga Escola Estadual Professor José Prado da Silveira, que fica no bairro Sacadura Cabral, em Santo André. Enquanto não ficar pronta a reforma necessária, os usuários continuaram a ser atendidos no Escritório Administrativo, que fica nas dependências da Fundação do ABC (avenida Príncipe de Gales, nº 821, telefones 4994-2235/4438-3071), com horário de funcionamento das 8 às 17 horas. Vale lembrar, que lá são feitos cadastro de usuários, o cartão de consulta e agendamento de consultas no ABCD – a pessoa passa em consulta com o médico da própria Fundação.

Durante a visita , os assistentes foram recebidos pela Ariane Aparecida Butrico – assistente de Planejamento a Diretoria de Ensino da Região –, Ana Júlia Pereira de Souza Almeida – supervisora de Ensino – e pela Maria Dileta Tidei Refundini, encarregada do Setor de Material e Planejamento das Escolas da Jurisdição de Ensino de Santo André.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe

C.C.