Saúde: Angiógrafo de última geração já funciona no HC de São Paulo

Equipamento é utilizado na detecção e tratamento de anomalias vasculares

qui, 24/06/2004 - 9h52 | Do Portal do Governo

Já está em funcionamento o Serviço de Radiologia Vascular Intervencionista do Instituto de Radiologia (InRad), do HC da Faculdade de Medicina da USP. O novo angiógrafo – Integris Allura V5.000 – Philips, aparelho digital de última geração que está avaliado em US$ 800 mil, é utilizado na detecção e tratamento de anomalias vasculares no coração, no cérebro e demais órgãos do corpo humano.

A Radiologia do HC é a primeira instituição da rede pública de São Paulo a ter o recurso de reconstrução tridimensional na área de radiologia vascular intervencionista, para auxiliar os médicos nos diagnósticos e indicações de tratamentos com precisão.

Além das vantagens da tecnologia em 3D, o angiógrafo tem o maior intensificador de imagens disponível no mercado, que o torna extremamente apropriado para exames vasculares abdominais e periféricos, permitindo economia, rapidez e conforto aos pacientes.

De acordo com o médico José Guilherme Caldas, diretor da área, ele torna mais rápido os procedimentos de diagnóstico e aumenta a exatidão no direcionamento dos catéteres para lesões a serem tratadas, “pois tem a função de mapear artérias e veias do corpo, auxiliando a identificar doenças vasculares. Será de grande utilidade nos casos de aneurisma cerebral e arterioesclerose”, informa.

Centro é referência em ensino e pesquisa

A nova aquisição demandou gastos de R$ 45 mil reais para adaptação da área de instalação. Faz parte do processo de modernização do InRad, que está comemorando 10 anos de criação. A unidade realiza 110 exames/mês, em 31 procedimentos invasivos (cirurgia sem bisturi) em diversas áreas da medicina e está instalada em 400 m². É considerada centro de referência em ensino e pesquisa por ter aparelhos de angiografia por subtração digital de última geração, para exames de alta complexidade, realizados por equipe médica especializada em radiologia intervencionista.

Reconhecida tanto nacional como internacionalmente por atender aos anseios de médicos e pacientes de forma eficaz, essa especialidade proporciona recurso mais econômico e de rápida recuperação pós-operatória. É empregada com sucesso no tratamento de miomas uterinos sem a retirada do útero; sangramentos de diversas origens através de um único orifício de 1,5 mm; complicações hepáticas em crianças submetidas a transplante de fígado; câncer sem os efeitos colaterais da quimioterapia; desobstrução de artérias das pernas sem cortes ou cicatrizes e operações de aneurismas de aorta, sem abrir o abdômen.

Todos esses exames estão disponíveis no HC, no Instituto de Radiologia, local onde são realizados em média 40 mil procedimentos mensais, somados aos atendimentos ambulatoriais e com internações, do pronto-socorro e dos institutos que compõem o complexo hospitalar.

Marilia Mestriner
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)