Saúde: Ambulatórios estaduais começam a abrir à noite e aos sábados

Primeira unidade com novo padrão de atendimento entra em operação neste sábado, dia 29

sex, 28/01/2005 - 11h21 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, entrega neste sábado, 29 de janeiro, às 11h, o novo Ambulatório de Especialidades Geraldo Bourroul, primeira unidade estadual que passará a funcionar até às 20h e aos sábados.

Normalmente os ambulatórios atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A nova unidade passa a funcionar aos sábados imediatamente e implantará o atendimento noturno gradativamente. Outros ambulatórios estaduais deverão adotar o novo esquema ao longo deste ano.

Com investimentos de R$ 7,7 milhões, o novo ambulatório – antigo PAM Consolação – foi totalmente reformado e ampliado. A expectativa é realizar 1.300 consultas por dia. A população poderá contar gradativamente com atendimento em 15 especialidades médicas: cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia, neurologia, nefrologia, ginecologia e obstetrícia, reumatologia, otorrino, urologia, ortopedia, odontologia e cirurgias vascular, cardíaca, buco-maxilo-facial e plástica reparadora.

Também serão realizados exames de sangue, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletro-encefalograma, radiologia contrastada, broncoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, urodinâmica, doppler vascular e holter cardíaco e mapa, dentre outros. Os agendamentos das consultas e exames serão realizados pelos postos de saúde da Prefeitura, após avaliação do paciente por um clínico geral.

‘Ampliar os serviços saúde é um compromisso do governo paulista. Com o novo esquema de horários a ser implantado nos ambulatórios estaduais, o atendimento certamente ficará mais ágil e eficiente, reduzindo-se o tempo de espera para consultas com especialistas na rede’, afirma o secretário de Estado da Saúde.

O novo ambulatório será gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – escolhida após convocação pública realizada pela Secretaria – dentro do bem-sucedido modelo de Organizações Sociais de Saúde implementado em 18 hospitais do Estado. Somente neste ano a Secretaria irá repassar R$ 15 milhões para garantir o atendimento na unidade.

O Ambulatório de Especialidades Geraldo Bourroul fica na rua Martins Fontes, 208, região central de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)