Saúde: Ambulatório de Reumatologia do Hospital das Clínicas atende atletas sem recursos

Serviço existe há dois anos, período em que foram atendidas aproximadamente 180 pessoas

ter, 07/10/2003 - 13h10 | Do Portal do Governo

Atletas sem recursos para custear seus planos médicos ou freqüentar clínicas particulares são atendidos gratuitamente pelo Hospital das Clínicas, todas as sextas-feiras, entre 13 horas e 16 horas, no Ambulatório de Reumatologia. A médica responsável pela seção, Dra. Fernanda Lima, informa que o serviço existe há dois anos, período em que foram atendidas aproximadamente 180 pessoas. ‘Recebemos atletas amadores ou profissionais, adultos ou infanto-juvenis.’

No ambulatório, o paciente mais comum costuma ser praticante de corridas ou natação. Mas também comparecem adeptos de judô, ciclismo, remo, tênis etc. A maioria pratica esportes individuais. Os problemas mais comuns, informa a médica, são lesões nas pernas ou na coluna causadas por prática inadequada do esporte. Nesses casos, o médico faz atendimento clínico, com receitas de medicamentos, e se necessário o ambulatório oferece sessões de fisioterapia.

Agenda lotada

Há atletas que procuram o serviço também para melhorar o desempenho. Nessas situações, os profissionais do HC indicam melhor alimentação, formas mais adequadas de treinamento e alongamento muscular.

A cada sexta-feira, os médicos do ambulatório atendem de 12 a 15 pessoas. A especialista informa que a agenda está lotada até dezembro. Interessados, devem procurar, pessoalmente, o serviço de reumatologia na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº, Prédio dos Ambulatórios, 5º andar, bloco 4-A. No local, o paciente passa por uma entrevista antes de ser encaminhado ao tratamento.

O atendimento a atletas carentes é feito por dois médicos, cinco residentes, educadora física, nutricionista e equipe de fisioterapeutas. O programa tem também objetivos científicos, pois os atendimentos são utilizados para futuras pesquisas.

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)