Saúde: Ambulatório de Acupuntura do Servidor Público ganha mais espaço

Serviço atende cerca de 250 pacientes por semana

qua, 11/02/2004 - 10h43 | Do Portal do Governo

Tratar perturbações funcionais ou aliviar dores de pacientes que não podem fazer uso de medicamentos fortes, como antibióticos e antiinflamatórios. Essa é a função do ambulatório de Acupuntura do Hospital do Servidor Público Estadual, implantado em novembro de 1999, no 4º andar do prédio dos Ambulatórios. A técnica consiste no estímulo de pontos determinados do corpo por meio de agulhas muito finas na superfície da pele. Esse Serviço é objeto da parceria entre a Associação Brasileira Médica de Acupuntura (Amba) e o Iamspe/HSPE.

Os profissionais da Amba têm atuado como voluntários no Servidor. O Ambulatório, dirigido pelo Dr. Alexandre Massao Yoshizumi, funciona de segunda a sexta-feira, das 16 às 20 horas, sendo que cada dia da semana é coordenado por um especialista diferente. Junto a ele trabalham, em média, quatro monitores – já formados – e 15 alunos do 2º ano do Curso de Acupuntura da Associação.

Devido ao aumento da demanda, o Serviço ganhou mais um espaço no 2º andar ao lado do Ambulatório da Pediatria. Nele atuam alunos do 1º ano sob o monitoramento dos especialistas. “Por semana, cerca de 250 usuários são atendidos em cada Ambulatório – uma média de 50 ao dia”, informou o coordenador, Dr. Wilson Tadeu Ferreira.

De acordo com o doutor, independente da procedência de cada usuário, cada um recebe tratamento de 20 sessões no Ambulatório – uma por semana. É feita uma triagem logo quando o paciente chega ao Ambulatório, onde é tirado um histórico do paciente para saber qual o procedimento mais adequado a ser adotado em cada caso.

“A maioria dos usuários é encaminhada por especialistas do HSPE. Entretanto, observamos que tem aumentado o número de pessoas que procuram nosso Serviço por vontade própria”, esclareceu o Coordenador. “Com o trabalho e a busca de novas técnicas de procedimento conseguimos transcender o conceito que as pessoas tinham de que esse tipo de terapia era muito dolorosa – pelo fato do método convencional utilizar agulhas. Atualmente, temos, além delas, a moxabustão – um material semelhante ao incenso feito de plantas – indicada para pacientes que apresentam deficiência de energia, de yang; a eletroacupuntura, recomendada às pessoas que sofrem de dores muscular e na região lombar; a ventosa, direcionada àqueles que possuem asma, bronquite e dores torácicas”, explicou o Dr. Wilson.

O Ambulatório de Acupuntura do Hospital do Servidor é ligado ao Serviço de Reumatologia da instituição. É um Ambulatório de atendimento ao usuário e de ensino aos alunos da Amba. A parte teórica detalhada, mais complexa, é fornecida na sede da Associação. A prática é aplicada no espaço dos Ambulatórios do HSPE. Além disso, todos os dias, um monitor se reúne com os alunos para discutir temas relacionados à rotina Ambulatórios, bem como analisar os casos que dão entrada no Serviço.

Para o Dr. Wilson Tadeu Ferreira, a Associação Brasileira Médica de Acupuntura só ganhou ao ser parceria do Iamspe/HSPE. “Temos um espaço para ministrar aulas práticas aos nossos alunos, num Hospital que é referência e que tem nos oferecido toda a estrutura necessária para aplicar e ensinar acupuntura com qualidade”, ressaltou o também professor.

Segundo ele, os resultados no tratamento terapêutico pela acupuntura são considerados muito bons por grande parte dos pacientes que se utilizaram dele. “Na maioria dos casos, suas queixas diminuem e quando recebem alta das sessões, lamentam o tratamento já ter terminado”, afirmou o coordenador.

“Nunca pensei que a sensação de levar picadinhas de agulhas fosse tão boa. Esse foi um dos tratamentos mais relaxantes que já fiz”, disse a paciente Leônidas dos Santos – servente escolar, que foi encaminhada pela Reumatologia ao Ambulatório de Acupuntura devido à uma Lombalgia Crônica.

Da Assessoria de Imprensa Iamspe/HSPE

C.C.